Qual a mensagem da Santa Ceia?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O objetivo final da Ceia não é expressar a dor e sofrimento que trouxe a morte, mas sim o romper com todas as estruturas da opressão que roubou a paz e desumanizou as pessoas. É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus.

Sugestões de Versículos para Pregação no Culto de Santa Ceia
Atos 20: 7 Reunidos para partir o pão. Lucas 22:19 Dai graças! 1 Coríntios 11:26 Proclamando a morte do Senhor até que Ele venha. 1 Coríntios 10:21 Você não pode participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.

Oração para a bênção dos alimentos
Senhor, abençoe o precioso alimento que coloca na nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, não nos falte o vosso corpo, que é santíssimo e o vosso sangue, que é preciosíssimo - o alimento e bebida que nos conduzem à vida eterna.

Pão e Vinho
O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica. A Última Ceia é lembrada na Quinta-Feira Santa, data em que se inicia o momento mais importante da Semana Santa: o Tríduo Pascal.

Representando não só o sangue de Jesus, mas também a pureza, no Novo Testamento esta bebida faz parte de passagens como a conversão da água em vinho nas bodas de Caná — o primeiro milagre atribuído a Jesus Cristo.

A Bíblia ensina que a Ceia do Senhor é o ato memorial de extrema importância, pois demonstra a libertação do pecado, da morte e o acesso ao Senhor por meio do sacrífico de Jesus, a esperança da vida eterna.

Fazer algo em memória de alguém significa relembrar e repetir algo feito antes. É tornar presente um momento que ocorreu no passado. Foi Jesus quem disse esta expressão "fazei isto em memória de mim".

João 13:1–3 relata que Jesus, ao fazer essa refeição (a Última Ceia) com os apóstolos, sabia que logo morreria e Seu espírito retornaria ao Pai Celestial.

Oração pelo alimento
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nós vos agradecemos, Senhor, pelo alimento que vamos ingerir, e pedimos que esta comida seja para nós, boa e alimentícia, e que não falte jamais em nosso lar, o alimento da Terra, assim como o alimento dos céus.

Enquanto Jesus estava ainda à mesa com os Doze, tomou um pão e tendo reverentemente dado graças e pela bênção o santificado, deu um pedaço a cada um dos apóstolos, dizendo: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”; ou de acordo com a narrativa mais extensa: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de ...

Recitar uma oração de bênção dos alimentos é agradecer ao Senhor por seus benefícios quotidianos e, assim, lembrar-se de que tudo o que temos sobre a terra é dom de Deus. Na oração ensinada por Jesus, o Pai Nosso, pedimos a Deus que nos dê “o pão de cada dia”. A bênção dos alimentos é uma resposta a esse pedido.

Dependendo da oração eucarística utilizada, em resposta a assembleia enuncia: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!” ou “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!”.

Os primeiros cristãos compararam o corpo partido de Jesus ao grão que, após ser moído, é transformado em farinha e, depois de ter sido misturado com a água da vida e passado no fogo do Espírito Santo, se transforma em Pão.

*Vinho fino* e *vinho de mesa* são nomenclaturas que quem começa a se interessar por vinho passa a ver e ouvir com frequência.

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês.

Instituição da Eucaristia – Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou ...

In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários.