Qual a mensagem central do livro de Oséias?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma das mensagens centrais do livro de Oseias é a de que Jeová ama Seu povo mesmo quando são infiéis a Ele e que misericordiosamente lhes oferecerá a reconciliação.

Oseias não obedece a ordem de Apuki, é jogado no chão e chicoteado, para satisfação de Ramsés. Ramsés decide condenar Oseias à morte.

O versículo 6 expressa o desejo do Senhor de retidão interior, além das demonstrações externas de religiosidade.

Ao estudar as palavras de Oseias, os alunos vão aprender que, embora haja consequências para nossa infidelidade, o Senhor deseja que todo o Seu povo retorne a Ele e renove seus convênios com Ele.

Oseias 2:6-7 NTLH
— Portanto, vou pôr ao redor dela uma cerca de espinhos e vou construir um muro na estrada, para que ela não encontre o caminho. Ela correrá atrás dos seus amantes, mas não os alcançará; irá procurá-los, mas não os encontrará.

O nome "Oseias" tem raízes hebraicas e é derivado do nome "Hoshea", que significa "salvação" ou "o Senhor é salvação". Na Bíblia, Oséias é um dos profetas do Antigo Testamento, conhecido por seu papel na história da salvação e sua mensagem de redenção.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Ramsés liberta Oseias após insistência de Henutmire | Os Dez Mandamentos - RecordTV - R7 Os Dez Mandamentos.

Ana era estéril, e é possível que Elcana tenha se casado com uma segunda esposa, Penina, para que esta lhe gerasse filhos. Embora não fosse o modelo ideal aprovado pelo Senhor com relação ao casamento, a poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento.

Através do profeta, Deus anunciou: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseias 4:6). Essa advertência foi direcionada aos integrantes da nação de Israel que tinham rejeitado a instrução do Senhor e falhado em ser seu representante para as nações.

Em Oséias 8, a Palavra de Deus nos mostra que Israel rejeitou o que é bom. Isto é, Israel não queria mais ter relacionamento com o Seu Redentor. Essa distância trouxe muitos danos a Israel.

Em Oséias 14, o Senhor Deus faz um convite ao seu povo. É um convite de arrependimento. Ele está disposto a perdoar Seu povo mesmo após todo o seu comportamento cheio de pecado.

O Senhor ordenou a Oseias que se casasse, e Oseias escolheu uma mulher chamada Gomer. O Senhor usou esse casamento como símbolo para ensinar aos israelitas a respeito de Seu relacionamento de convênio com eles. Os israelitas foram infiéis ao Senhor porque decidiram adorar deuses falsos.

O ministério de Oseias começou provavelmente durante os últimos anos de Jeroboão II, um dos monarcas do Reino do Norte (que reinou de 786 a 746 a.C.) e durou até 738 ou 725 a.C., poucos anos antes da queda da capital Samaria, dominada pela Assíria em 721 a.C., conforme John L. Mackenzie.

Em Oséias 2, a infidelidade de Gomer é evidenciada em Israel, o povo de Deus. O comportamento traidor e lascivo da nação feriu o coração do Amado.

“Senhor, confio a Ti todas as decisões de meu esposo, seus projetos, suas inquietudes e todo o seu ser. Que ele seja forte no Teu amor e tire forças de sua fé. Que seja o homem que Tu o chamou a ser: valente, alegre e generoso. Que ele cresça na fé, na esperança e na caridade.

Josué

Ele aproveita para anunciar o novo nome de Oseias: Josué.

Mais Oseias na Bíblia
O nome original de Josué, auxiliar e sucessor de Moisés, também era Oseias (Números 13:8-16; Deuteronômio 32:44). O livro de Crônicas fala de um príncipe da tribo de Efraim que tinha esse mesmo nome na época de Davi.