Qual a menor temperatura que o corpo humano suporta?

Perguntado por: dribeiro8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Com a temperatura de 28 e 30°C, acontece a perda de consciência. E se a temperatura chegar a 23°C chegar nos órgãos internos, isso é fatal para eles.

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.

Uma imersão súbita em água muito fria pode causar hipotermia fatal em 5 a 15 minutos. No entanto, algumas pessoas, em sua maioria lactentes e crianças, sobrevivem até 1 hora completamente imersos em água gelada.

Assim como os dois últimos exemplos, o plasma crioprecipitado precisa estar em -18ºC ou menos, com validade por 12 meses. Caso aberto, precisa se manter nesta temperatura em até seis horas. Também não deve receber o congelamento de novo.

Veja quais são as menores temperaturas já registradas no mundo: Antártica, Estacion Vostok - Situada próxima ao Polo Sul, tem temperaturas médias de 56 graus negativos. A menor ocorreu em 21 de julho de 1983, com os termômetros marcando -89,2°C.

Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.

Especialistas calculam, em média, que um jovem perfeitamente saudável morrerá dentro de seis horas após a exposição a uma temperatura IBUTG de 35ºC. Essa temperatura equivale a 35°C de calor seco e 100% de umidade, ou 46°C com 50% de umidade.

Procure locais abrigados se a temperatura diminuir muito ou se houver muito vento. Em caso de frio intenso faça pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, de modo a evitar o arrefecimento do corpo. Mantenha-se seco e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo. Beba água para evitar a desidratação.

Em amarelo, há risco de congelamento entre 10 a 30 minutos. Em laranja, em 10 minutos. O mais extremo, vermelho, indica que o risco de congelamento é inferior a 2 minutos. Este é o limite que o ser humano pode suportar em baixas temperaturas.

Antártida Oriental

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.

O gelo ou calor (temperatura agradável-morna) podem ser aplicados por até 20 minutos contínuos, sobre a região em tratamento. Nas extremidades do corpo como mãos e pés, devido à presença de pouca massa muscular e pouco tecido adiposo, 15 minutos é o recomendado.

Com as baixas temperaturas, ocorre a chamada vasoconstrição, ou seja, a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, limitando assim a quantidade de sangue que chega aos nossos principais órgãos e extremidades do corpo.

No caso do choque térmico é a mudança muito rápida da temperatura. Por exemplo, alterações neuromusculares podem acontecer, como é o caso de uma pessoa que pula em uma piscina com água fria e dá cãibra”, iniciou. Além da cãibra, entre os efeitos da oscilação estão a paralisia e os resfriados.

Urupema

Urupema, Santa Catarina
Localizada na Serra Catarinense, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano. Os termômetros podem marcar até mínimas de -10ºC, o que torna o surgimento de neve e geadas um fenômeno não tão incomum na região.

-273,15 ºC

O zero absoluto é equivalente a -273,15 ºC ou -459,67 ºF.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

O momento crucial — o do último suspiro —, quase nunca é doloroso, porque, ocorre num momento de inconsciência. A alma, entretanto, sofre antes da desagregação da matéria durante as convulsões da agonia. A intensidade do sofrimento é diretamente proporcional da empatia entre corpo e perispírito.

A dor dilacerante da perda de um ente querido atravessa o tempo e o espaço e, compreensivelmente, afeta o cotidiano de quem fica, dando lugar a dias e dias em que a desolação supera todas as demais sensações e toma conta da pessoa.

Herdeiro só responde por dívida até o limite da herança. É muito comum que as pessoas achem que as dívidas deixadas pelo parente que morreu passem paras os herdeiros, mas não é assim que funciona. Quem responde pelas dívidas é o patrimônio deixado pelo falecido.