Qual a memória mais atual?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

DDR4

DDR4. As Memórias RAM DDR4 são a geração atual e mais avançada, proporcionando velocidades superiores e maior eficiência energética em comparação às DDR3. As DDR4 são compatíveis com placas-mãe mais recentes e oferecem velocidades que variam de 2133 a 4266 MHz ou mais.

O primeiro chip DDR5 DRAM do mundo foi lançado oficialmente pela SK Hynix em 6 de outubro de 2020. O padrão JEDEC separado LP-DDR5 (Low Power Double Data Rate 5), destinado a laptops e smartphones, foi lançado em fevereiro de 2019.

DDR4 e DDR5: quais são as diferenças
DDR5 é um padrão mais atual e, portanto, naturalmente mais rápido de memória RAM. Além do ganho em desempenho, a tecnologia também acena com maior eficiência energética e até mesmo com um maior nível de confiabilidade.

DDR4

Geralmente, quanto mais rápido, melhor. Diz-se que a próxima RAM DDR5 é capaz de até 8.400MHz, o que é insanamente rápido. Actualmente, a maior parte da RAM DDR4 é capaz de se fixar em cerca de 3.000MHz ou cerca de 3.000MHz.

A tecnologia DDR5 entrega um aumento de 163% na velocidade e 300% de aumento na densidade em relação à DDR4, a geração anterior.

Veja aqui quais são os 4 tipos principais de memória, a função de cada uma delas e como melhorá-las. A memória é a capacidade de armazenar e recuperar informações quando as pessoas precisam. Os quatro tipos gerais de memórias são memória sensorial, memória de curto prazo, memória de trabalho e memória de longo prazo.

Desde que chegaram ao mercado, em 2014, as memórias DDR4 se tornaram aos poucos o padrão mais utilizado nos PCs.

Os tipos de memória são: memória de curto e longo prazo, memória de trabalho, memória sensorial, verbal, episódica, semântica e processual.

Em termos técnicos, os módulos de DDR4 são mais eficientes no quesito energia, utilizando 1,2 volts, enquanto a DDR3 usa 1,5 volts na alimentação. Essa pequena diferença pode gerar uma economia de até 40% no consumo de energia, o que ajuda a prolongar a vida da bateria para os notebooks, por exemplo.

DDR4

Memória DDR4 tem a maior capacidade e melhor desempenho energético do mundo, ao mesmo tempo em que opera a altas velocidades para acelerar o funcionamento de grandes servidores. A Samsung é a fabricante do pente de memória mais poderoso do mundo, com incríveis 128 GB de capacidade.

Os processadores compatíveis são o Intel Celeron e o Intel Core. Seu preço mais caro pode ser justificado ainda em diferenciais como o clock superior, com 6.400 MHz. A placa é compatível com Windows 10 ou superior, e possui padrão de conectividade sem fio (Wi-Fi) e interface da placa de vídeo PCI Express x16.

Não é possível combinar e corresponder a memória de acesso aleatório dinâmica síncrona, a DDR, DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5 na mesma placa-mãe pois elas não vão funcionar.

Os processadores Intel® Core™ da 8ª e da 9ª Geração para desktop suportam apenas a memória DDR4. Saiba mais sobre as Gerações Intel® Core™.

A memória secundária é mais barata mas mais lenta, sendo utilizada para armazenar informação por longos períodos de tempo.

Para a maioria dos jogadores casuais e usuários de computadores, 16GB de RAM é mais que suficiente, e 8GB de RAM provavelmente será suficiente para as necessidades diárias. A menos que você costuma executar vários aplicativos que usam muita memória de cada vez, portanto, 32GB de RAM é provavelmente um desperdício.

ROM 8 GB ou 8 gigabytes com. 4GB o que acontece na prática a resposta é sim você pode combinar. capacidades diferentes hoje em dia o sistema operacional já inteligente para entender que utilizar como exemplo. 4GB + 8GB + ele pode aproveitar.

GDDR6 é um tipo de memória RAM de alta velocidade encontrada em placas gráficas — por isso o "G" na sigla — e também em consoles de última geração. Tanto o PlayStation 5 (PS5) como os novos Xbox Series X/S usam a tecnologia, assim como as linhas mais recentes de placas de vídeo de Nvidia e AMD.

Ao escolher memórias RAM para o seu PC, você pode se deparar com o dilema entre frequência e latência. Memórias de maior frequência têm maior largura de banda, permitindo que mais dados sejam transferidos em um único ciclo de clock. No entanto, a latência também desempenha um papel importante no desempenho geral.

O DDR5 no caso não é compatível com o DDR4. Você não pode pegar uma memória DDR5 e encaixar num soquete DDR4, porque não vai encaixar. As vezes a gente acha que dá, mas não é caso.