Qual a melhor vitamina para quem tem mais de 50 anos?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A vitamina D é uma das melhores vitaminas para depois dos 50 anos, pois possui múltiplas funções no organismo – entre elas, destacamos a manutenção da saúde dos ossos, da musculatura e o fortalecimento do sistema imunológico.

Prefira alimentos ricos em carboidratos integrais, como pães de farinha de trigo integral, macarrão de farinha integral e arroz integral. Além disso, consuma outros alimentos como aveia, chia e linhaça, frutas in natura em substituição ao suco de frutas, raízes e tubérculos como aipim, batata doce e batata baroa.

Elaborado pela Nutrends, o multivitamínico Revigoran A-Z é um dos mais completos do mercado. São 24 nutrientes, entre vitaminas e minerais, para balancear a dieta de quem não as obtém através da alimentação. Do total, 20 nutrientes possuem uma concentração de 100% da dose diária recomendada.

Enquanto Centrum segmentou seus multivitamínicos de acordo com sexo e faixa-etária, Lavitan privilegiou a funcionalidade dos componentes. À exceção de Lavitan A-Z Mulher e 50+, os outros multivitamínicos da marca são voltados para propósitos específicos, como desempenho esportivo ou beleza da pele.

Vitamina B12
Diante da sua importância para o corpo, ela é uma vitamina essencial para dar energia e disposição, sendo que a sua deficiência também pode causar fadiga e outros sintomas³.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Lavitan A-Z é um suplemento vitamínico indicado para pacientes que estejam vivendo uma rotina de estresse mental e físico. Também pode ser indicado para pacientes com alguma deficiência nutricional ou carência de vitaminas.

Associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, Lavitan A-Z ajuda a fortalecer o sistema imunológico e fornecer mais energia para o dia a dia, além de auxiliar no metabolismo e na saúde muscular. É livre de glúten, calorias e lactose.

Como manter a vitalidade aos 50 anos: 7 dicas para se cuidar

  1. Mantenha-se ativo.
  2. Faça refeições saudáveis.
  3. Durma bem.
  4. Exercite a mente.
  5. Tenha pessoas especiais ao seu lado.
  6. Trabalhe o autoconhecimento.
  7. Evite consumir álcool ou fumar.

6 táticas para se livrar do cansaço

  1. Checkups. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. ...
  2. Hidratação. ...
  3. 3 Alimentar-se regularmente. ...
  4. Exercícios físicos. ...
  5. Dormir bem. ...
  6. Atividades prazerosas.

Quais os possíveis sintomas da falta de vitamina?

  • Cansaço (fadiga).
  • Sono diurno.
  • Falta de atenção.
  • Pele áspera e seca.
  • Cabelos e unhas quebradiças.
  • Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores em crianças.

Saiba quais são as 13 vitaminas essenciais para o nosso organismo e como consegui-las

  • Vitamina A; (Retinol)
  • Vitaminas do Complexo B: B1; (Tiamina) B2; (Riboflavina) B3; (Niacina) B5; (Ácido Pantotênico) ...
  • Vitamina C; (Ácido Ascórbico)
  • Vitamina D; (Calciferol)
  • Vitamina E; (Tocoferol)
  • Vitamina K. ( Menadiona)

As mais importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo são:

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

Centrum Pro-Imunidade contém 10 vezes mais vitamina C e 4 vezes mais Zinco que os demais tipos de Centrum vitaminas.

É recomendado para adultos, podendo ser inclusive tomado por crianças a partir dos 12 anos de idade. Ajuda a ter mais energia pois possui vitaminas B2, B12, B6, niacina, biotina, ácido pantotênico e ferro, que ajudam o organismo a produzir energia.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Minerais como cálcio e vitamina D são extremamente importantes para a garantia do funcionamento dos músculos. A falta desses nutrientes pode ocasionar uma fraqueza muscular constante e em outras consequências como falta de memória ou formigamento.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

Queda de cabelo pode ser falta de vitamina D
“A vitamina D ajuda a estimular o crescimento dos folículos capilares. Assim, quando não há suficiente no seu organismo o cabelo pode ser afetado, causando queda e crescimento lento”, explica.