Qual a melhor vitamina para quem tem hipotireoidismo?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.

Está presente nas sardinhas, salmão e alguns cereais. Vitamina C – A glândula da tiroide precisa de vitamina C para se manter saudável.

Não há cura para o hipotireoidismo, mas seu tratamento é eficiente, embora seja recomendado por toda a vida. Todos os dias, em jejum, o paciente deve tomar um remédio para estimular a produção do hormônio deficiente.

Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína. Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

Os suplementos com iodo devem ser evitados por quem tem hipertireoidismo ou hipotireoidismo. O efeito desse consumo pode variar de pessoa para pessoa, fazendo com que a tireoide produza muito ou pouco hormônio.

Ele auxilia na proteção de problemas cardíacos e no funcionamento da tireoide.

Comece com caminhadas diárias e exercícios leves. A atividade física ajuda a gerenciar o estresse e melhorar a saúde do coração. Procure bons profissionais, acompanhe seus exames periodicamente, e terá um bom resultado. Não consuma Glúten e ajude o seu corpo na perda de peso excessivo.

Um cansaço constante, sem motivo aparente, pode ser sinal de que algo não vai bem com o organismo. Por isso é preciso prestar atenção na alimentação, no sono, no funcionamento da tireoide, na quantidade de vitamina D do corpo e, ainda, em outras questões de saúde.

Para prevenir ou minimizar problemas de tireoide: 1. Crie o hábito de comer peixe, principalmente de águas frias e profundas do oceano. Além de serem ricos em ácidos graxos ômega-3, são excelentes fontes de iodo, fundamental para o funcionamento da glândula tireoide, além de minerais como o selênio e o magnésio.

As vitaminas do complexo B, como a B12, são necessárias para que a tireoide funcione em um nível ideal.

O tratamento
Quando a produção da tireoide está baixa, a saída é fazer a reposição com uma versão sintética do hormônio T4. No organismo, ele é convertido em T3 para agir nas células.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

O que causa o hipotireoidismo, na maioria das vezes, é a Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune em que os anticorpos atacam a tireoide como se fosse nociva para o corpo. Além disso, o hipotireoidismo pode ser causado pela deficiência de iodo, condição conhecida como bócio.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

A alimentação é de extrema importância nestes casos, pois para que a secreção dos hormônios ocorra, são necessários alguns micronutrientes, como iodo, selênio e zinco. da tireoide. Alimentos ricos em iodo: algas, peixes, frutos do mar, laticínios e ovos.

Alimentos não recomendados
Fonte de glicosinolatos: couve, nabo, repolho, couve de bruxelas; Alimentos industrializados: margarina, carnes defumadas e temperos; Soja e derivados: óleo de soja, leite de soja e tofu.

O paciente que possui hipotireoidismo pode tomar café! Mas é preciso ter alguns cuidados em relação a sua medicação. Fique atento para não ingerir junto com a reposição do hormônio tireoidiano e causar interferência na absorção.

Cafeína – Café, chá, refrigerante e chocolate, pois podem exacerbar os sintomas do hipertireoidismo e levar ao aumento da ansiedade, nervosismo, irritabilidade e batimentos cardíacos acelerados.