Qual a melhor vitamina para dores nos ossos?

Perguntado por: acortes3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

No organismo, a vitamina D tem uma importante função: cuidar da saúde dos ossos.

O tipo de tratamento para dor nos ossos vai depender da causa, mas normalmente pode ser feito com descanso, alongamentos, colocação de compressas de gelo sobre a região que está doendo e fitoterápico manipulado.

A dor nos ossos é causada por quedas ou acidentes e, devido a pequenas fraturas que podem cicatrizar sem necessitar de tratamento mais específico, os ossos doem. Outras causas incluem: fraturas, osteoporose, infecção nos ossos, câncer nos ossos, metástases ósseas e a doença de Paget.

vitamina D

A principal importância da vitamina D para os ossos é o seu auxílio na absorção do cálcio, fundamental para a manutenção e regeneração óssea. Ou seja, uma pessoa que possui baixo índice de vitamina D está sujeita a ter pouco cálcio, o que com o tempo trará problemas para os ossos.

Comer alimentos ricos em cálcio, vitamina D, vitamina C e selénio vai ajudar a manter os seus ossos e articulações saudáveis.

O citrato de cálcio é a forma mais utilizada pois causa menor desconforto gástrico e pode ser tomado fora das refeições além de possuir uma absorção otimizada comparada com as demais formas do mineral.

Para diminuir os sintomas da Artrite e Artrose, deve-se consumir alimentos ricos em propriedades anti-inflamatórias e vitamina C.

Ômega 3: Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes como salmão e sardinha, são um tipo de gordura poli-insaturada que pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

O Chá Canela de Velho é muito utilizado para redução de dores e inflamações das articulações pois regenera as cartilagens que revestem os ossos, auxilia em doenças como artrose, artrite reumatóide e osteoartrite e reduzem dores nas coluna e musculares.

No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa à noite ou quando se realiza determinados movimentos, por exemplo, dor nas pernas ao caminhar. Inchaço. O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato. Dependendo da localização do tumor pode ser sentido um nódulo ou uma massa no local.

A ressonância é o padrão-ouro para detectar a osteomielite.
Já que, além de não utilizar raios ionizantes, promove uma maior visualização anatômica, possuindo alta sensibilidade para detecção da osteomielite aguda e facilitando o diagnóstico precoce da doença.

A osteoporose geralmente não dói, a menos que haja um osso quebrado por causa dela.

O que poucas pessoas sabem é que o abacaxi, assim como a banana, atua na absorção de cálcio. Além disso, a fruta promove ação anti-inflamatória e anticoagulante ao organismo e é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.

Uma dieta equilibrada que inclua quantidades adequadas de cálcio, vitamina D, proteínas entre outros nutrientes bons para os ossos é um fator importante para a manutenção da saúde óssea.

- Suco de cenoura, couve e brócolis
Além de ser detox, esse suco é rico em antioxidantes, ferro e cálcio. Além de uma alimentação saudável, é fundamental praticar atividades físicas para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. Para saber mais sobre o assunto, acesse o blog e confira nossos artigos sobre saúde!

A adequada ingestão de cálcio é fundamental. Para isso, adote uma dieta rica em alimentos como leite e derivados, folhas verde-escuras (brócolis, espinafre e couve), gergelim, amêndoas. Esses são alimentos que fornecem boas quantidades do mineral e, assim, contribuem para deixar os ossos mais fortes.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.

Já as lipossolúveis como A, D, E e K, que precisam de gordura para serem melhor absorvidas, devem ser consumidas não no café da manhã (a menos que você ame ovo e manteiga), mas sim no almoço, refeição mais substancial do dia.

colágeno tipo I

Porém, apesar do colágeno tipo II ser reconhecido por sua ação na saúde das articulações, é o colágeno tipo I o mais indicado para os ossos. O colágeno tipo I está naturalmente presente na nossa pele, tendões, tecidos e ossos, e por esse motivo contribui significativamente na manutenção da saúde óssea.