Qual a melhor vitamina para demência?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

1. Vitaminas do Complexo B. Em uma recente revisão sistemática que avaliou a suplementação de vitaminas na demência, os resultados mais promissores foram referentes às vitaminas do complexo B.

A vitamina A é essencial para a proteção dos tecidos oculares, da pele e até mesmo para o conjunto ósseo, sendo uma das mais importantes vitaminas para idosos. Seu consumo regular previne a incidência de problemas de visão, como a catarata e a cegueira causada pela idade.

Atualmente, não há cura para a demência, mas permanecer ativo, comer bem, participar de atividades sociais e evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool podem diminuir o risco de demência.

Vitamina D para idosos
A vitamina D auxilia o organismo na absorção do cálcio e seu metabolismo nos ossos. Ela fortalece os dentes e ajuda no combate à enxaqueca.

Uma Naidoo - A melhor vitamina a cobrir vários aspectos relacionados à saúde do cérebro é a vitamina B. Existem vários tipos desta vitamina e cada uma tem uma função importante para o cérebro. BBC - O que há de tão especial na vitamina B? Naidoo - Existem 8 tipos de vitaminas B.

Confusão mental – A mielina também é responsável por cobrir as células nervosas do cérebro. Com a deficiência de B12 essa substância não é produzida, causando confusão mental.

Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca. Isso te lembra algo?

Sem a vitamina B12, a substância responsável por retardar o desgaste do sistema nervoso deixa de ser produzida, levando a problemas nas funções cerebrais. Consumir essa vitamina de forma correta diminui os riscos de problemas de memória e seus agravantes, além de melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos.

Exercícios físicos, cuidados com a saúde mental e atividades que estimulem a autonomia são essenciais para manter a qualidade de vida dos idosos. Aliado a isso, uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais capazes de estimular a imunidade são muito importantes no combate de doenças comuns na terceira idade.

Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando. Faço contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar. Forneça tempo suficiente para uma resposta.

Peixes, carnes brancas magras, frutas vermelhas, folhas verde-escuras, grãos, castanhas e vegetais são alimentos que contêm nutrientes relacionados com a prevenção do mal de Alzheimer. É essencial lembrar que nenhum alimento é capaz de prevenir doenças, e seu consumo deve estar aliado a um estilo de vida saudável.

Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

As vitaminas indicadas para tratamento de cansaço são receitadas por médicos de acordo com o quadro do paciente. Deficiência de ferro, Vitamina C, D e B12 são alguns dos responsáveis pela sensação de cansaço e sintomas característicos.

Vitamina em prol da saúde muscular dos idosos
A vitamina B6, além de poder ser suplementada com orientação médica em alguns casos, pode ser ingerida por meio de alimentos como oleaginosas, amendoim, carnes, frango, peixes e algumas verduras como a catalonha e o espinafre.

Lista com os melhores Multivitaminicos de 2023

  • Dux Nutrition. Multivitamínico Esportivo.
  • Pharmaton. Imunidade & Energia Complex.
  • Nutrends. Revigoran A-Z.
  • Nutralin. Multivit Completo (combo com 2)
  • Natural Vitaminas. A-Z Booster.

Zinco O zinco

Zinco. O zinco é um mineral que deixa o cérebro alerta, melhora a capacidade cognitiva, reduz a fadiga cerebral e ajuda a organizar os pensamentos.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.

A vitamina B12 também participa da produção da mielina — substância que é uma espécie de camada protetora dos neurônios. Por conta da falta do nutriente surgem diversos riscos neurológicos, sendo que os principais são: depressão, demência, formigamento nas pernas e dificuldade de concentração.

Indicação. Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

Vitamina B6
As vitaminas do Complexo B são fundamentais para manter a saúde do cérebro, e a vitamina B6 não pode ser esquecida.