Qual a melhor vitamina para a memória e concentração?

Perguntado por: nsilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Veja as 10 melhores vitaminas que ajudam a melhorar a memória

  • VITAMINA C. ...
  • VITAMINA E. ...
  • GINKGO. ...
  • GINSENG. ...
  • COENZIMA Q10. ...
  • VITAMINAS DO COMPLEXO B. ...
  • COLINA. ...
  • ZINCO. O zinco é um mineral que desempenha diversas funções no organismo, incluindo a manutenção da função cognitiva normal.

As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia.

Exercitar o corpo e se manter em movimento é uma boa forma de também obter ganhos para a saúde mental, especialmente os exercícios aeróbicos que aumentam a oxigenação do cérebro e o gasto energético — o que ajuda na ampliação da capacidade cognitiva.

Algumas vitaminas e nutrientes que auxiliam o cérebro a desempenhar melhor as funções de memória podem ser encontradas em alimentos consumidos diariamente e, também em produtos naturais que são adicionadas à alimentação: Vitamina B9 (ácido fólico); Ômega 3 (ácido graxo); Vitamina E (antioxidante); Vitamina C ( ...

Os melhores chás para memória fraca são os ricos em antioxidantes, como chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã, chá de hortelã, chá de marapuama e chá de ginkgo biloba.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

Lavitan Memória é um suplemento de vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do cérebro. Rico em Colina, Magnésio e Fósforo, também possui ações antioxidante e fortalecedora da imunidade.

Como treinar o cérebro: 6 dicas para exercitar o pensamento

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

Lista com os melhores Multivitaminicos de 2023

  • Dux Nutrition. Multivitamínico Esportivo.
  • Pharmaton. Imunidade & Energia Complex.
  • Nutrends. Revigoran A-Z.
  • Nutralin. Multivit Completo (combo com 2)
  • Natural Vitaminas. A-Z Booster.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  2. Mantenha sua saúde em dia.
  3. Enriqueça seu cardápio.
  4. Tenha boa qualidade de sono.
  5. Pratique atividades físicas.
  6. Exercite seu cérebro.
  7. Descanse.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca. Isso te lembra algo?

Sem a vitamina B12, a substância responsável por retardar o desgaste do sistema nervoso deixa de ser produzida, levando a problemas nas funções cerebrais. Consumir essa vitamina de forma correta diminui os riscos de problemas de memória e seus agravantes, além de melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos.

O consumo de psicoestimulantes por concurseiros e universitários vem crescendo no País. Sem diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), jovens têm recorrido a remédios como Ritalina e Venvanse para aumentar o foco e a resistência durante os períodos de estudo e provas.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que tem impacto significativo na formação e recuperação de memórias, além da distração e dificuldade em sustentar o foco. Por este motivo, tantas pessoas com Déficit de Atenção reclamam tanto de esquecimento, de não lembrar coisas importantes ou conteúdos de estudo.

Em geral demora de 30 a 45 dias para se fazer efeito.

Inicialmente, os primeiros resultados podem surgir após o período de 30 dias, levando em conta seu uso contínuo. Aqui, é importante mencionar que o suplemento começa a surtir seus efeitos de forma imediata, mas antes do primeiro mês esses resultados não costumam percebidos de forma significativa.