Qual a melhor vitamina natural para memória?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

vitamina C

Existem estimulantes naturais para memória e concentração através de fórmulas que incluem vitaminas e minerais mais do que essenciais para o cérebro funcionar bem, tais como vitaminas do complexo B, magnésio, vitamina E, vitamina C, zinco e outros.

Super Alimentos – Espinafre, nozes e mirtilos (blueberry) são chamados de “super alimentos” porque fortalecem o cérebro. Coma muitos deles. Beba Bebidas Quentes – Chá e café estimulam o cérebro e ajudam-no a acessar memórias de forma mais eficaz.

Vitamina B12
A B12 (cobalamina) é uma vitamina do complexo B e é principalmente encontrada nas carnes. Assim, ela é necessária para uma boa manutenção da saúde do sistema nervoso e, por isso, ajuda a prevenir a perda de memória.

A vitamina B-1, chamada tiamina, ajuda nas funções básicas das células e no metabolismo de diferentes nutrientes para nos ajudar a obter energia. Um baixo nível de tiamina pode levar a uma função cognitiva deficiente, bem como a outros problemas no corpo.

As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia. Outras, como as vitaminas B12 e o folato, podem ajudar a proteger contra a demência por meio da degradação da homocisteína, uma substância nociva que pode levar à doença de Alzheimer.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Para os esquecidos, as uvas são frutas bastante benéficas, pois, além de terem fisetina, como o tomate, as vermelhas e roxas são ricas em flavonoides. Ambas as substâncias são importantes porque protegem o sistema nervoso, influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células.

Quais são os melhores chás para o cérebro? Diversos chás são benéficos para o cérebro, uma vez que essas bebidas são ricas em nutrientes que estimulam as funções cognitivas. Alguns dos principais são: chá-verde, chá de ginseng, chá de cúrcuma, chá de hortelã-pimenta, chá de sálvia e chá de alecrim.

Cinco alimentos que são ruins para o seu cérebro

  • Arroz branco. Alimentos com alto índice glicêmico aumentam o risco de depressão. ...
  • Sucos de frutas. O açúcar reduz a flexibilidade cognitiva, assim como a memória de longo e curto prazo. ...
  • Queijo. ...
  • Alimentos fritos. ...
  • Pipoca de micro-ondas. ...
  • A dieta do cérebro inteligente.

Os melhores chás para memória fraca são os ricos em antioxidantes, como chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã, chá de hortelã, chá de marapuama e chá de ginkgo biloba.

Para aliviar estes tipos de problema, o chá de hortelã é uma poderosa solução. Caso queira resolver problemas de memória, tudo o que você deve fazer é inalar um pouco do chá de hortelã. Essa ação estimulará o cérebro a realizar suas funções. O chá da planta é rico em substâncias que protegem o cérebro.

ômega 3

O ômega 3 também é descrito como uma das substâncias que contribui para a neuroplasticidade, que é a capacidade dos neurônios se transformarem como resposta a novos estímulos. Essa característica está relacionada ao aprendizado e à boa memória, por isso, a substância pode ajudar na prevenção do esquecimento.

Magnésio L-Treonato

O Magnésio L-Treonato é o mais o mais novo suplemento capaz melhorar a função do Cérebro, contribuindo para o aumento das funções cognitivas como a memória, concentração e aprendizagem.

vitamina B12

Além da vitamina B12, as demais vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7 e B9) também são essenciais para quem deseja consumir as melhores vitaminas depois dos 50 anos, pois são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Lavitan Memória é um suplemento de vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do cérebro. Rico em Colina, Magnésio e Fósforo, também possui ações antioxidante e fortalecedora da imunidade.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo. Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. ...
  2. Mantenha sua saúde em dia. ...
  3. Enriqueça seu cardápio. ...
  4. Tenha boa qualidade de sono. ...
  5. Pratique atividades físicas. ...
  6. Exercite seu cérebro. ...
  7. Descanse.

5 hábitos que promovem a criação de neurônios

  1. Exercício aeróbico. Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. ...
  2. Alimentação. ...
  3. Sexo. ...
  4. Estresse e ansiedade sob controle. ...
  5. Mente sempre ativa.

7 alimentos bons para o cérebro

  1. Chocolate meio amargo ou amargo. O cacau tem polifenóis, compostos com efeito antioxidante que ajudam a proteger os neurônios. ...
  2. Abacate. ...
  3. Frutas cítricas. ...
  4. Espinafre e outros vegetais verde-escuros. ...
  5. Pescados, como o salmão. ...
  6. Oleaginosas, como as nozes. ...
  7. Cafeína, mas não em excesso.

Grãos, sementes, raízes, folhas verdes escuras e iogurtes são alimentos que estimulam o cérebro, devido ao fato de conterem sais minerais como zinco, selênio, ferro e fósforo, que deixam o órgão acordado e ativo.

Melhores nootrópicos para turbinar o cérebro
A nutricionista indica que os nootrópicos que comprovadamente ajudam nas funções cerebrais são a cafeína, a creatina e o DHA. “Pensando nos nootrópicos naturais, a cafeína é uma das mais conhecidas e com maior comprovação científica.