Qual a melhor variedade de mandioca para fazer farinha?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

A BRS Poti Branca é recomendada, principalmente, para uso nas indústrias de farinha e de fécula.

As melhores são aquela que têm diâmetro em torno de 2 a 2,5 cm e de cinco a sete nós. O diâmetro da medula da rama deve ser metade do diâmetro da estaca. Ao ser cortada, a seiva da maniva ainda deve estar escorrendo, o que indica o vigor e a capacidade de brotamento das gemas.

Por ser um material precoce, a BRS 420 tem um crescimento muito rápido e vigoroso, reduzindo consideravelmente a necessidade de capina, de acordo com o especialista.

considerada a melhor do Brasil.

Qual mandioca plantar
Para ter um bom resultado com a produção, vale pesquisar qual é a mais aceita na sua localidade. Em geral, as variações têm a ver com a casca (escura ou clara) e a polpa (branca ou amarelada). Contudo, o mais impactante realmente é a diferenciação entre mandioca-brava e mandioca-mansa.

A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

Para cada tonelada de mandioca, a produção é de 200 quilos de farinha e 50 quilos de goma.

A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.

O cultivo da mandioca deve ser iniciado no princípio das chuvas, quando a umidade e a temperatura são essenciais para a brotação e enraizamento. Portanto, no Brasil a melhor época para o plantio da mandioca é de março a setembro.

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês.

Nos três anos da pesquisa, o sistema consorciado obteve uma receita líquida de R$ 16.264,50 por hectare, e a mandioca foi responsável por R$ 6.430,00 dessa renda.

É necessário cortar e descascar as raízes em pequenos pedaços e cozinhá-los para que as substâncias tóxicas sejam eliminadas. Com a mandioca-brava é diferente. Ela conserva elevado teor de precursores do ácido cianídrico.

Sete Dias? Sim, é que a maniva, a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz), é o principal ingrediente da maniçoba e costuma ser cozida por uma semana antes de ser consumida. Tantas horas de cozimento são fundamentais para eliminar o risco de envenenamento pela planta.

A mandioca vendida em feiras, quitandas e supermercados é a mandioca-mansa, conhecida também como macaxeira ou aipim.

O Pará é o estado com a maior produção de raiz de mandioca do Brasil, com safra estimada de 4,99 milhões de toneladas em 2017, seguido por Paraná e Bahia, com 2,76 e 1,75 milhões de toneladas, respectivamente.

Os pesquisadores recomendam escolher partes mais grossas da maniva, com 2 cm de diâmetro e fazer cortes retos em pedaços de 15 cm a 20 cm de comprimento. "O corte reto enraíza mais", explicou Inocêncio. "Basta um pedaço bem selecionado por rama, de maniva com vigor", reforça o pesquisador.

Com 42,5 kg e comprimento de 4,5 metros, a Maior mandioca do Brasil foi encontrada na cidade de Natividade da Serra, no Vale da Paraíba, interior do Estado de São Paulo, na propriedade de Hélio Marcondes de Castro. O sítio de Hélio possui 25 alqueires de terras muito produtivas e é herança de família.

O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.

Levando em conta as características da macaxeira, O Agro e Jardim considera que há dois ciclos propícios para o cultivo da mandioca, isso é: a lua nova e a minguante. Aliás, esses períodos também são ideais para a adubação e poda da planta.

Colheita da mandioca
Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.

três principais tipos de farinha de mandioca, que se distinguem pelo processo de produção: Farinha de Mandioca Seca. Farinha de Mandioca d´Água | Farinha Puba. Farinha de Mandioca Bijusada | Farinha de Mandioca Biju.