Qual a melhor uva para a saúde?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

As uvas verdes são ricas em antioxidantes e vitamina C. Esses compostos são importantes para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce das células. A fruta também ajuda a controlar a glicose e tem menos açúcar que as versões mais escuras.

Apesar do tamanho relativamente pequeno, a uva é extremamente poderosa em qualidade nutricional e consumi-la é muito importante para manter a saúde do organismo em dia.

Em média, as uvas brancas contêm cerca de 16,1 g de açúcar por 100 g. Por conseguinte, as porções recomendadas, que correspondem em média a cerca de 120 g, representam uma ingestão de 19,3 g de açúcar. As variedades mais escuras não são, por norma, tão doces.

A uva pode ser consumida ao natural, com casca e semente, ou ainda pode ser usada em preparações, como sucos, doces, saladas, picolés, geleias, gelatinas, mousses e na fabricação de vinhos.

Por um lado, as uvas mais escuras como as roxas e as vermelhas possuem mais resveratrol, substância ligada à longevidade. Por outro, as verdes possuem menos açúcar e podem oferecer uma quantidade maior de vitaminas.

Tannat

segundo pesquisas a uva Tannat é a que tem a maior. presença de resveratrol.

limão

De acordo com os estudiosos, a fruta mais saudável do mundo é o limão. Após 27 alimentos, a opção conseguiu alcançar 100% das necessidades nutricionais em 100 calorias, conta levada em consideração na análise.

A uva que você precisa consumir para aumentar o colesterol bom é a uva vermelha. Esta variedade contém quercetina, um antioxidante que aumenta o colesterol HDL. Além disso, a uva traz outro benefícios para a saúde. Muita gente acha que a melhor maneira de aumentar o colesterol bom é consumindo vinho tinto.

As uvas roxas, vermelhas ou pretas possuem um antioxidante chamado resveratrol, que possui ação antioxidante, antiplaquetária e que diminui a oxidação do colesterol LDL.

"As uvas são repletas de potássio, conhecido por diminuir a pressão arterial", disse Bays.

Para que o efeito do suco seja maior, o ideal e tomá-lo entre as refeições ou antes de dormir, pois quando consumido junto com a comida pode gerar gases. Adotar essa prática alimentar aumenta a sensação de saciedade e diminui a quantidade de ácido úrico, o qual produz um certo cansaço.

Quem sofre de úlcera, gastrite ou candidíase crônica deve evitar ou comer uva com moderação. Conteúdo não disponível.

Quem optar em consumir a fruta: máximo 10 uvas por dia.

À medida que a uva perde umidade e amadurece, ela concentra açúcares e perde propriedades. Portanto, para uma pessoa com diabetes, seja tipo 1 ou 2, é do seu interesse selecionar uma uva menos madura, que pode ser facilmente reconhecida pelo fato de serem uvas firmes e com sabor menos adocicado.

O ideal é, por isso, ingerir as uvas frescas, privilegiando as variedades escuras às variedades brancas, que, como já referimos anteriormente, contêm menores quantidades de frutose, o açúcar naturalmente presente na fruta.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Faz mal comer uva à noite? Não, muito pelo contrário! A uva contém melatonina, o hormônio do sono, e pode garantir uma noite de sono melhor.