Qual a melhor tubulação para gás de cozinha?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 14 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

Os tubos de cobre estão entre os mais resistentes e os mais usados nos sistemas de Gás de cozinha (Gás LP) e com Gás Natural (GN). São ótimos para comércios e residências por conta de sua resistência à corrosão.

Os tipos mais comuns de Tubulação de Gás GLP são: Aço Carbono; Cobre.

Como dissemos, a tubulação para GLP pode ser em aço carbono, cobre ou polietileno. A escolha depende da necessidade de cada um e pode ser avaliada por profissional especializado.

Possui vida útil de 50 anos.

PEX é a sigla para o nome Polietileno Reticulado, que é uma tubulação flexível fabricada em polietileno reticulado, podendo ser utilizada para condução de água fria e quente, gás natural ou gás GLP (gás de cozinha) e ar condicionado.

TUBOS DE CPVC
Isso torna o material mais resistente e maleável”, explica Andrade, reforçando que a solução é uma alternativa mais barata aos tubos de cobre.

1/4”.

Classe E: Indicados para instalação de água fria e quente, além de instalações para combate a incêndio por hidrante e sprinklers; Classe A: Indicados para todas as aplicações de tubos classe E, bem como para instalações de gases combustíveis e medicinais.

O custo do serviço para instalar gás encanado pode variar de empresa para empresa e do que você realmente planejou. Se sua ideia ao instalar o gás é só alimentar um fogão, o custo do serviço é consideravelmente baixo, variando em média de R$150 a R$350.

A resposta é sim. É possível fazer uma instalação de gás embutida em residências e locais que não possua uma instalação já feita.

Para a execução das redes de distribuição de gás (GLP ou GN), são admitidos os seguintes tipos de materiais: I – tubo de aço preto ou galvanizado, com ou sem costura, classe média ou normal; II – tubo de cobre, rígido ou flexível, sem costura; III – tubo de polietileno (PE80 ou PE100), conforme especificações desta IN; ...

A única diferença é a nomenclatura resultante do padrão. Um tubo é uma tubulação redonda para distribuir fluidos e gases, designados por um tamanho nominal de tubo (NPS ou DN) que representa uma indicação aproximada da capacidade de transporte da tubulação.

Os tubos e conexões utilizados nas redes de gases medicinais devem ser em cobre - classe "A" ou "I" - sem costura e as conexões em cobre, latão ou bronze conforme norma ABNT –NBR 13206.

O cobre precisam de proteção quando passando por paredes de concreto ou bloco. Fita de proteção muitas vezes, é necessário para tubos de cobre que passa através de uma manga de metal.

Indicados para água quente, o PPR trabalha em temperaturas de 70ºC, mas permite picos mais altos na temperatura caso haja algum problema com o seu aquecedor. O PPR aguenta a pressão da água por conta da sua resistência. PEX: O PEX é indicado para conduzir água fria e quente, mas é ideal que conduza água quente.

De acordo com a NBR 15526 da ABNT, ela deve ser feita a cada 5 anos. Porém, esse prazo pode variar dependendo do tipo de tubulação, recomendações da empresa que fez a instalação ou do órgão responsável pela sua região.