Qual a melhor tração para corrida?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

QUAL O MELHOR SISTEMA DE TRAÇÃO PARA O SEU AUTOMÓVEL? No geral, podemos dizer que tendencialmente o sistema AWD permite uma condução mais desportiva e despreocupada, mas que, apesar do sistema computadorizado para diminuir os consumos, acaba sempre por gastar mais que um automóvel com tração FWD.

Assim, muito resumidamente, a tração nas quarto rodas (AWD) permite uma maior adaptação a todos os terrenos. A tração dianteira (FWD) é mais económica, não apenas no que diz respeito ao consumo, mas também em relação à manutenção. Por úlimo, na tração traseira (RWD), as rodas motrizes encontram-se no eixo traseiro.

Carros com tração traseira, na maioria das vezes, são indicados para quem precisa carregar cargas pesadas! Os automóveis com tração traseira possibilitam a realização de manobras esportivas. Eles têm mais equilíbrio e os pneus desgastam por igual. Também tem uma melhor divisão do peso.

Vantagens da tração integral num SUV
Quer isto dizer que maior potência e binário não são enviados em igual medida para todas as rodas ou divididos entre o eixo dianteiro e o traseiro, mas antes para a roda específica que está a precisar de corrigir a aderência.

Normalmente, o kit transmissão tem uma média de duração, que depende de cada fabricante. Na VAZ, o conjunto de corrente, coroa e pinhão costuma durar cerca de 25 mil km.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

Dessa forma, o nível de desgaste dos pneus é mais igualado. Além disso, quando novos pneus forem comprados, eles devem ir diretamente para a parte traseira do carro. Assim, os pneus que antes estavam atrás e que estão menos desgastados devem ir para a frente, substituindo os pneus carecas.

Em veículos com tração integral, também chamada AWD (all wheel drive), a tração é distribuída igualmente nas quatro rodas e controlada eletronicamente conforme a demanda do veículo. Ao contrário da tração 4x4, a tração integral não possui a opção de ativação/desativação.

Já a sigla AWD, acaba sendo utilizada por todos os carros que possuem a tração integral permanente, em que está sempre ativa nas quatro rodas.

O sistema AWD (all wheel drive) é capaz de tracionar todas as suas rodas de maneira automática, não importando qual seja a condição de uso do carro. Afinal, para funcionar, esse sistema não necessita de um comando específico do condutor. Por esse motivo, a tração AWD também pode ser chamada de integral e permanente.

Tração AWD
AWD é abreviação de All Wheel Drive ou Todas as Rodas Motrizes, esta configuração possui tração integral a todo o momento diferente da 4WD que é possível escolher entre 2 ou 4 rodas motoras.

Os superesportivos deste comparativo você pode encontrar na Karvi!

  • FORD MUSTANG. Dentro de uma lista com os melhores carros com tração traseira, e, como dissemos em sua maioria esportivos, não poderia faltar, o lendário, Ford Mustang. ...
  • NISSAN GT-R. ...
  • CHEVROLET CAMARO CONVERSÍVEL. ...
  • MERCEDES-BENZ CLASSE C 180.

A tração traseira, abreviada por RWD (do inglês rear-wheel-drive) é o tipo de tração de veículos terrestres onde as rodas traseiras são as motrizes.

Confira abaixo quais os tipos de tração 4x4 que o mercado oferece: 4x4 (4WD do inglês Four-Wheel Drive): significa que o veículo tem tração nas quatro rodas somente em determinadas condições. O acionamento pode ser mecânico (por alavanca) ou eletrônico (por botões ou até mesmo automaticamente);

A tração do carro 4x4 atrai muitos apaixonados por competições off-road. Isso porque ele tem um ótimo desempenho em estradas não asfaltadas, independente das condições do tempo. Além disso, ele supera obstáculos como subidas muito inclinadas ou com piso escorregadio.