Qual a melhor tipo de fossa?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

fossa séptica

Saindo um pouco das fossas rudimentares, vamos para aquela considerada a mais segura: a fossa séptica! Esse tipo, por sua vez, não contamina o solo nem a água. Além disso, existe a possibilidade de reúso em plantações.

Já a fossa seca é um projeto bem elaborado assim como a fossa séptica, com diferença de que a fossa seca é construída para receber materiais sólidos e pastosos, enquanto a fossa séptica recebe apenas materiais líquidos.

FOSSA COMUM 04 PESSOAS 68CM X 50CM.

Fossa séptica

Fossa séptica
Saindo um pouco das fossas rudimentares, vamos para aquela considerada a mais segura: a fossa séptica! Esse tipo, por sua vez, não contamina o solo nem a água. Além disso, existe a possibilidade de reúso em plantações.

Tipos de focas e suas funcionalidades:

  • Fossa seca. A fossa seca é um dos tipos de fossas que mais comuns, tendo feito parte de muitas áreas rurais e até urbanas há não muito tempo atrás.
  • Fossa absorvente. ...
  • Fossa negra. ...
  • Sumidouros. ...
  • Fossa de pedra. ...
  • Campo de absorção. ...
  • Fossas biodigestoras.

Alguns proprietários de fossa esvaziam elas uma vez por ano enquanto outros permanecem de 5 a 10 anos sem esvaziá-la. Como regra geral, você precisa bombear sua fossa a cada três a cinco anos. A higienização precisará ser realizada por um profissional certificado que terá meios legais de eliminação de resíduos.

Mas vale lembrar que apenas o papel pode ser jogado, pois contém propriedades biodegradáveis. Coisas como absorventes, bitucas e preservativos devem ser colocados no lixo.

3 – Biodigestor em fase sólida (dry digestion)
Devido a baixa concentração nesse tipo de sistema a digestão em fase sólida pode durar entre 2 a 4 semanas, de acordo do tipo de substrato.

O Fossa Trat é um produto para secar fossa 100% natural, não tóxico e não patogênico. Ele realiza um tratamento biológico preventivo que ajuda a elevar a eficácia da ação que já ocorre naturalmente nas fossas.

A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.

O diâmetro e a profundidade dos sumidouros dependem da quantidade de efluentes e do tipo de solo. Mas, não deve ter menos de 1m de diâmetro e mais de 3m de profundidade, para simplificar a construção.

A Lei n 579/2016, Art 24 do Novo Código de Posturas do Município proíbe a construção de Fossas Sépticas e Sumidouros em passeios públicos. A construção, além de ser ilegal, pode ocasionar acidentes fatais com pessoas e/ou animais.

Geralmente, o excesso de gordura é o principal vilão das fossas, causando bloqueios e obstruções. Como a gordura não se decompõe no tanque, ela acaba se acumulando e enchendo a fossa mais rápido, o que diminui o tempo demandado entre uma manutenção e outra.

Uma fossa quadrada com largura de 1,5m x 1,5m e profundidade de 3m, então basta multiplicar 1,5×1,5 que da um total de 2,25m em seguida basta multiplicar esse valor pela profundidade da fossa que é de 3m ficando 2,25×3 que da um total de 6,75. Portanto nesse caso temos uma fossa com a capacidade total de 6,75m³.

Em caso de dúvida, lembre-se desta regra prática: se não for água, dejetos humanos ou papel higiênico, não deve ir para sua fossa séptica.

A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário que realiza a separação da matéria sólida contida no esgoto, enquanto o sumidouro é um poço com abertura inferior que permite a infiltração do efluente (pré tratado pela fossa ou não) no solo.

O Biodigestor é uma alternativa simples e prática que serve para tratamento de esgotos residenciais ou para uso rural.

Isenção para fossas
O projeto proíbe a cobrança de tarifa ou taxa de serviço se o esgoto do imóvel não for ligado ao sistema municipal, como nos casos de fossas. Halum lembra que, atualmente, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) respalda a cobrança por causa do texto legal.

Toda vez que chove a água da fossa retorna pela tubulação do banheiro. Não é entupimento, já que ocorre com chuva.

O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .

Cuidado com a saúde:A fossa é cheia de gases explosivos, portanto, ao abrir é necessário deixar o local ventilando. Tais gases podem pôr em risco a saúde, além de poderem causar incêndios no caso da presença de objetos inflamáveis próximos.