Qual a melhor terapia para timidez?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

A Terapia Cognitivo Comportamental tem sido considerada a melhor forma de tratamento para tais problemas.

É muito importante trabalhar a auto estima para vencer a timidez. Tenha em mente que cada pessoa é única e que alguém não é melhor simplesmente por ser popular ou conversar com facilidade. Acredite nas suas habilidades e valorize suas qualidades. Pense nas coisas que você faz muito bem e orgulhe-se disso!

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

Cumprimentar os outros é difí cil para Bonzo. Um encontro bemhumorado o ajuda a ver que falar com as pessoas não é tão difí cil assim. “Posso fazer tudo com a ajuda de Cristo, que me dá a força que preciso.” Filipenses 4:13.

Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa. A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano. Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.

É como um sinal de que as emoções não estão mais positivas. Ademais, o sentimento de vergonha pode ser desencadeado por motivos e pessoas externas, mas pode ser, também, um auto fracasso ao tentar cumprir metas e padrões. A vergonha pode trazer sérias consequências na qualidade de vida de uma pessoa.

A timidez prejudicar sua vida
É preocupante quando se verifica que a timidez da criança interfere em sua habilidade de aprendizagem, na capacidade de estabelecer relacionamentos, de demonstrar seus interesses e de possuir uma autoestima positiva.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Medo de não ser aceito
Esse é um dos principais pontos que podem desencadear em um comportamento tímido. A pessoa tem medo de não ser aceita pelo grupo, de falar alguma bobagem ou ter algum comportamento fora do padrão e, para não ser excluída, se retrai.

As características de uma pessoa tímida variam de acordo com o tipo de sua timidez. “O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

O tímido também é uma pessoa modesta, uma característica que pode tanto ser negativa como positiva. Em algumas situações ele não vai se responsabilizar e levar o crédito em uma tarefa, sem celebrar a conquista. Mas também não vai se vangloriar, atitude que pode ser mau vista por colegas”, pondera.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

Faça conexões. A vergonha também é uma forma de medo da desconexão com os outros. Ao sair do seu casulo e procurar estabelecer conexões em contextos sociais diferentes, como no trabalho, na vizinhança e na faculdade, você pode aprender a aceitar si mesmo e as outras pessoas também.

Procure o CAPS. Os centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), responsável pela formulação de diretrizes e estratégias em saúde mental. Estas unidades atendem todos os casos de depressão, mas são especialmente formulados para os níveis moderados ou graves.

A proposta desse autor é que, de um modo geral, se possa distinguir quatro tipos de vergonha:

  • Amor não correspondido. ...
  • Exposição indesejada. ...
  • Quebra de expectativas ou decepção. ...
  • Exclusão ou marginalização.