Qual a melhor telha de cerâmica ou concreto?

Perguntado por: emendes7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Telhas de cerâmica oferecem isolamento térmico e esquentam menos. Por seu encaixe não ser perfeito, suas frestas deixam a construção mais fresca. Telhas de concreto possuem baixa condutividade térmica, garantindo excelente conforto térmico.

A telha cerâmica, por exemplo, é a mais usada em projetos residenciais. Além de ser esteticamente bonita, ela oferece conforto térmico e é eficiente na hora de vedar o telhado. Também chamadas “telhas de barro”, elas podem ser naturais ou esmaltadas, sendo que a última possui maior durabilidade.

até 50 anos

Telhas de concreto duram até 50 anos em média. Embora isso seja muito mais do que muitos outros materiais para telhados, ainda não se pode comparar com o tempo de vida e a durabilidade da argila. As telhas de barro naturais podem durar 100 anos e não se quebram devido a vento, umidade ou chuva.

Vantagens da telha de fibrocimento:
Baixo custo do produto e maior economia na obra (transporte e instalação).

Telha de PVC

Telha de PVC: A telha de PVC oferece inúmeras possibilidades para cobertura do telhado, contando com uma grande variedade de cores. É um material leve e resistente e também apresenta excelente vedação.

O milheiro custa mais de R$ 4.000,00 para retirada em Atibaia-SP.

Telha gravilhada
Esse tipo de telha consiste em um material metálico revestido por uma camada de rocha moída com tratamento cerâmico. Além do conforto térmico, a telha gravilhada é resistente, leve e esteticamente atraente, agregando valor ao imóvel.

A telha de cerâmica, também conhecida como telha de argila, tem como principal característica a resistência ao fogo. Em termos de durabilidade, está entre as mais indicadas, podendo durar muito tempo se não sofrer nenhum tipo de avaria.

Alta resistência
Embora sejam leves, as telhas de fibrocimento são altamente resistentes. Não precisa se preocupar, porque elas suportam tempestades fortes e até mesmo chuva de granizo.

No Brasil, segundo Wellington, as mais comuns são as de cerâmica, de PVC, de fibrocimento, a galvanizada e a de fibra vegetal. “No Brasil, a mais usada é a telha de cerâmica, também conhecida como de barro, geralmente vendida na cor vermelha.

TELHADO DE FIBROCIMENTO: esse tipo de telha é uma opção excelente para aqueles que buscam um telhado barato e durável. Elas são vendidas em placas grandes, sendo necessário um número relativamente pequeno de placas para cobrir até mesmo áreas maiores.

50 anos ou mais

Telha de cerâmica
Além de resistir ao calor e ao apodrecimento natural de regiões litorâneas, também podem resistir aos ventos de furacão e podem durar 50 anos ou mais.

O uso dos pigmentos para telhas de concreto
Cores claras, por exemplo, absorvem menos a luz do sol e, por consequência, passam menos calor para o interior da construção, sendo muito recomendadas para as regiões mais quentes.

30%

Utilizadas em telhado com inclinação mínima de 30%, são instaladas sistematicamente e sobre o madeiramento da cobertura. Telhas de concreto são ideais para coberturas de projetos residenciais.

1. Fibrocimento. As telhas de fibrocimento são mais leves, e de fácil instalação. Sendo assim, a estrutura do telhado é mais simples e isso resulta em economia no preço final.

telha de fibrocimento

Um ambiente com telha de fibrocimento esquenta mais que a telha de barro? Sim, pois as telhas de fibrocimento lacram a cobertura, não deixando o ar quente sair, já as telhas de barro, por não terem um encaixe perfeito, permitem a troca de calor nessas frestas.

Seu design é praticamente o mesmo sempre, no entanto, suas vantagens estão na praticidade: ela permite maior uso do espaço disponível na cobertura, como para montar uma área de festas ou um teto verde. Em relação aos custos, a laje normal costuma ser mais barata que o telhado tradicional.

Se você vai construir ou reformar em 2023 e quer seguir as tendências, aposte em telhas de vidro. Elas estão sendo usadas em diferentes ambientes e, além de deixar o local mais bonito e requintado, ajudam a economizar energia. Afinal, como a luz solar passa por elas, não é preciso acender luz durante o dia.

Enquanto os telhados são basicamente um esqueleto de madeira e telhas fixadas, uma laje é uma estrutura mais robusta e, consequentemente, mais pesada.