Qual a melhor telha custo-benefício?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Qual o melhor tipo de telhado considerando o custo-benefício? Sem dúvida, o melhor tipo de telhado é o feito com telhas metálicas. O valor médio das telhas varia entre R$ 40,00 e R$ 150,00 por unidade, dependendo do modelo e do tipo da telha (simples, termoacústica, telha forro ou com pintura).

As telhas metálicas galvalume ou telhas metálicas de zinco são excelentes! Isso porque elas oferecem extrema resistência e durabilidade, são leves e fáceis de instalar, além de poderem ser produzidas com material termoacústico.

Depois de analisar essas três opções de telhas podemos ver que a telha de PVC é a melhor escolha, porque ela é leve, fácil de instalar, possui grande resistência, resiste à ação do calor e chuva e ainda é esteticamente bonita.

O telhado uma água é um dos mais econômicos e eficientes entre todos os tipos. Trata-se de um modelo mais básico, simples e objetivo: conta com apenas uma superfície de escoamento. Pode ser uma escolha mais minimalista para sua obra!

Uma opção eficaz de telhado barato para terraço é instalar uma estrutura metálica, pois é muito leve e fácil de colocar nos ângulos que são ancorados nas paredes ou nas cercas laterais. No entanto, a distância não deve ultrapassar mais de 60 centímetros de onde as placas de acrílico estão localizadas.

Telha Colonial

Telha Colonial
Elas são as mais usadas nas residências no Brasil. Possuem formato mais arredondado, e pesam em torno de 2,5 kg por unidade. Em cor natural vermelha, elas são vendidas padronizadas, 48cm x 20cm x 15cm.

TELHA DE CONCRETO
As telhas de concreto também apresentam baixo índice de condutividade térmica, sendo excelentes para deixar o ambiente mais fresco — isso é especialmente verdade para as telhas de cor clara, que são ainda mais eficientes.

Se a ideia é priorizar o conforto térmico, a telha sanduíche com poliuretano é a mais indicada. Já se o cliente busca um maior conforto acústico, a telha sanduíche com isopor é a melhor opção.

Por incrível que pareça, as telhas de vidro da Prismatic são extremamente resistentes a chuva de granizo, desde que sejam bem aplicadas. Muitos pensam que telhas de vidro são frágeis e quebradiças, mas elas oferecem uma resistência muitas vezes maior do que as telhas de cerâmica.

Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que as telhas adquiridas resistirão ao tempo e, principalmente, ao clima de sua região. Esse, aliás, é o tema do próximo segredo. Muitas pessoas não sabem que determinadas telhas são mais recomendadas para climas frios, enquanto outras, lidam melhor com o calor.

telha calhetão

Vantagens da telha calhetão
Perfil mais moderno do que as outras opções disponíveis no mercado. Longa durabilidade.

Ela precisa ser segura e bastante resistente, pois está sujeita à desgastes causados pela chuva, vento, etc. Sendo assim, a telha de fibrocimento não é vantajosa devido a fragilidade do material. Qualquer impacto um pouco mais forte pode quebrá-las e a água da chuva penetra com facilidade sobre ela.

E as telhas de PVC ainda têm outras desvantagens, como o fato de amarelarem com o tempo, não oferecerem isolamento acústico e, em alguns casos, o custo-benefício não ser tão bom em comparação com telhas fabricadas em outros materiais.

Uma desvantagem apontada é o seu isolamento térmico e acústico. O material plástico possui uma certa resistência ao isolamento de barulhos externos e a absorção de calor, porém é menos isolante que a telha cerâmica, uma das mais usadas nos projetos.

Telhas de fibrocimento
Elas também são um dos tipos de telhas mais resistentes às variações climáticas, garantindo um ótimo isolamento térmico na casa.

Telhas de cor clara refletem mais a luz solar, reduzindo a quantidade de calor absorvida. Já as telhas de cores escuras tendem a absorver mais calor e a transmiti-lo para o interior da casa.