Qual a melhor taxa de FPS para jogos?

Perguntado por: oguedes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Portanto, o mais indicado é que os games rodem com taxas de quadros por segundo mais altas, sendo 30 o mínimo aceitável e 60 considerado o ideal.

Trata-se de equilibrar a taxa de quadros e a qualidade gráfica para os jogos que você gosta de jogar. 60 fps proporcionará uma jogabilidade incrivelmente suave, mas uma velocidade de taxa de quadros mais baixa fornecerá gráficos melhores. A escolha é sua, mas se você procura um equilíbrio estável, 45 fps é um bom alvo.

Como já falado anteriormente, a taxa de 60 FPS oferece mais suavidade e é muito indicada para TVs e jogos eletrônicos com tecnologia HD de alta qualidade.

Como deu para perceber, quanto maior a taxa de FPS, melhor será a execução do jogo. Por isso, em títulos mais competitivos, como nos single games online de tiro, uma taxa de frames mais alta pode significar a vitória em uma partida.

Sim, é possível, mas alguns jogos tem limitadores e os monitores geralmente tem um limite de frames pré definido de 24, 30, 60, 120 e 240 fps. Em teoria, o limite é baseado no hardware onde o jogo está rodando. Se o hardware aguentar 1000fps, então é possível chegar.

- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?

144 FPS

O que significa 144Hz? Uma taxa de atualização de 144Hz indica que seu monitor é capaz de atualizar a tela 144 vezes por segundo. Portanto, você pode esperar um desempenho ideal para GPUs que também podem produzir até 144 FPS.

O FPS é uma sigla que determina o número de quadros por segundo em uma cena de jogo, filme ou animação. Por esse motivo, quanto maior o número de quadros, mais suave a animação e mais detalhada a ação será.

Atualizar o driver de placa de vídeo pode aumentar muito o FPS. Dê uma olhada neste gráfico recente do fabricante de GPU, a Nvidia, que mostra como o desempenho do jogo melhora com os drivers atualizados.

Melhorar o desempenho ou o FPS

  1. Atualize o BIOS. ...
  2. Atualize o driver de gráficos. ...
  3. A maioria dos jogos permite alterar as configurações gráficas. ...
  4. Feche todos os aplicativos e programas que não estão sendo usados.
  5. Conecte os notebooks a um adaptador de CA para dar mais energia à placa de vídeo.
  6. Ative o Modo de jogo.

E aí temos uma conclusão relevante: placa de vídeo é importante para altas taxas de quadro, mas elas só vão acontecer se o seu processador tiver desempenho para alcançá-las. Então se seu foco é em muitos FPS, esteja pronto para caprichar no processador, além da placa de vídeo.

Os 30 fps são utilizados para fidelidade visual, e os 60 para maior fluidez/performance. Quando se misturam os dois modos, basicamente os programadores escolhem o que cortar e onde cortar, de forma a obter a performance. Naturalmente isso não implica que um jogo a 60 fps seja visualmente mau.

Quando a expressão "30 quadros por segundo" é mencionada, significa que um vídeo possui 30 imagens a cada segundo. O mesmo vale para 60 quadros, 120 quadros, e assim por diante. No meio desses quadros há algo chamado de frametime, ou seja, o tempo que cada quadro leva para ser criado em um segundo.

30 e 60 fps pra gravação de vídeos cara.

Ter taxa de 30 FPS em jogos é o mínimo aceitável, enquanto 60 FPS já é o cenário ideal, visto que a maioria dos monitores disponíveis no mercado têm frequência de 60Hz.