Qual a melhor seringa para aplicar insulina?

Perguntado por: dgil8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Segundo recomendações de 183 especialistas em diabetes de 54 países, o uso de agulhas mais curtas ( 4 mm para caneta) e 6 mm para seringa) são seguras, eficazes e menos dolorosas e devem ser a escolha de primeira linha em todos os pacientes.

- Insulina NPH e Regular conforme prescrição médica; - Seringa de 1 ml com agulha fixa; - Álcool 70%; - Algodão; - Luva de procedimentos; - Coletor de material pérfuro-cortante.

Agulhas UNIQMED 4mm (33G 0,20mm) com 100 Unidades. A MAIS FINA DO MERCADO.

Quanto à rotulagem, a regra prevê que os produtos para saúde enquadrados como de reúso proibido devem apresentar no rótulo e instrução de uso os dizeres: “REÚSO PROIBIDO”. De acordo com esta RDC, as seringas incluindo seringa de insulina estão na tabela de uso único, não sendo permitida a reutilização6.

Se a pessoa com diabetes precisa aplicar somente uma insulina, é possível preparar a seringa e em temperatura ambiente. Isso, é claro, se não ultrapassar as 6 horas previstas.

Os principais tipos de insulina utilizados pelas pessoas que têm diabetes são:

  • Insulina de ação ultra-rápida.
  • Insulina de ação rápida.
  • Insulina de ação intermediária.
  • Insulina de ação lenta.

Assim, como se lê a seringa de insulina deve apresentar a sua graduação em UNIDADES INTERNACIONAIS (ex.:100UI) e também em ml, já a seringa tuberculina não apresenta a graduação em UI, somente em ml.

Seringa de 5ml: pode ser usada para aplicação de medicamentos por via intramuscular; Seringa de 10ml: serve para aplicação de soluções endovenosas; Seringa de 20ml: indicada para aplicação de medicação por via endovenosa; Seringa de 60ml: usada para aplicação de soluções de grande volume e dieta enteral.

Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido. Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina. Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea.

A higiene das mãos e dos locais de aplicação é fundamental para proporcionar a necessária segurança quanto à reutilização do conjunto seringa/agulha. Com base nessas considerações, consideramos adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pessoa.

NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).

Para pacientes que utilizam doses baixas de insulina e necessitam de ajustes mais precisos, deve-se preferir o uso de seringas de 30 U ou 50 U, que são graduadas em 0,5U ou 1U e permitem maior precisão.

Posicionar de cabeça para baixo o frasco de insulina NPH, pegar a seringa que já está com a insulina R, introduzir a agulha e aspirar a dose correspondente à insulina NPH.

A insulina pode ser aplicada na barriga, nas coxas, nos braços e no glúteo. Atenção! BARRIGA, deve ser aplicada pelo menos a 4 dedos de distância do umbigo. COXAS, deve ser aplicada na região da frente e da lateral externa, 4 dedos acima do joelho e 4 dedos abaixo da virilha.

Não injetar insulina perto do umbigo. Como o tecido não é resistente, a absorção da insulina não será tão consistente. Não aplicar insulina perto de pintas ou cicatrizes. Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura.

Usar a mesma área por muito tempo pode provocar caroços ou depósitos de gordura extra, formando nódulos ou depressões. Essas lesões podem alterar a forma como a insulina é absorvida, tornando mais difícil manter o CONTROLE GLICÊMICO.

As insulinas análogas ultrarrápidas e insulina de ação rápida – Regular (R) podem ser misturadas na mesma seringa com uma insulina de ação intermediária NPH sem afetar sua absorção rápida, antes da injeção.

1 – Não aplique insulina gelada para não causar dor ou desconforto. As insulinas em uso podem ser mantidas em temperatura ambiente. Sob refrigeração, guarde somente as de reserva. E, se precisar delas, retire o frasco da geladeira entre 15 e 30 minutos de antecedência.

a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

Existem vários estudos demonstrando que a melhor forma de iniciar a insulinização em DM2 é com insulina basal (glargina, detemir ou NPH), aplicada uma vez ao dia, na hora de dormir (bed time), mantendo os antidiabéticos orais durante o dia34(B).

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.