Qual a melhor resposta para uma ofensa?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O silêncio é a mais perfeita resposta, para a mais alta ofensa. Não quero ter palavras pra ganhar debates ou para responder as ofensas contra ninguém; quero ter palavras para consolar, encorajar, cuidar, animar e amenizar todos que choram e sofrem...

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

O ofendido sempre será o mais forte, na medida em que ele não responde a ofensa com ofensa. Não devemos responder ofensa com ofensa. Encontre uma maneira de se defender sem se igualar ao teu ofensor, fazendo ele refletir e se arrepender da ofensa feita.

Para responder a um insulto de forma inteligente, precisamos evitar um sequestro emocional. Em vez de deixar as emoções assumirem o controle, precisamos ativar nosso pensamento lógico, concentrando-nos nos fatos. O sequestro emocional ocorre quando consideramos esse insulto um ataque ao nosso ego.

Diga "Nada mal" ou "Tudo ótimo" quando quiser transparecer positividade e ser amigável. Você também pode usar "Tudo tranquilo" ou "Indo bem" para passar uma imagem agradável e alegre para um colega de trabalho, chefe ou conhecido.

Saiba como responder após receber um elogio no trabalho

  1. Obrigado(a)! É um ótimo dia para ouvir isso.
  2. Eu realmente me esforcei muito para isso. Obrigado(a) por perceber.
  3. Obrigado(a). ...
  4. Obrigado (a). ...
  5. Suas palavras significam muito para mim.
  6. É bom saber que estou evoluindo. ...
  7. Consegui graças a sua ajuda/orientação.

Para evitar isso, tente preparar algumas frases que possa falar para começar ou terminar uma conversa com o indivíduo.

  1. "Hm, ainda bem que você disse isso, porque...".
  2. "Que interessante. Eu não sabia disso!".
  3. "Foi ótimo te encontrar, mas eu estou atrasado!".
  4. "Desculpe, estou sem tempo para conversar agora.

Para deixar aquele sinal de que você não gostou de ter ficado sem resposta de um jeito menos agressivo do que somente perguntar por que ele não te responde, você pode tentar mandar algum meme ou figurinha engraçadinha. Vale lembrar que talvez ele ria e finalmente te responda, ou pode continuar te ignorando.

Seja breve e não responda mais nenhuma mensagem. Por exemplo, “Desculpe, mas eu conheci outra pessoa” ou “Eu estou dando um tempo das redes sociais no momento porque estou fazendo hora extra no trabalho.”

A pena para o crime de injúria é a detenção de um a seis meses ou o pagamento de multa. Se a ofensa estiver relacionada a etnia, raça, religião ou alguma deficiência, a injúria é considerada discriminatória e a pena nesse caso é maior: reclusão de um a três anos e pagamento de multa.

Ofensas - Injúria, Calúnia ou Difamação.

Ignore o insulto.
Às vezes, a melhor reação ao insulto é ignorá-lo. Você pode fingir que não o ouviu ou mudar de assunto para algo completamente não relacionado. Ignorar as provocações e os insultos do agressor em vez de reagir evita que se coloque ainda mais combustível nas chamas.

Troque xingamentos por sinais tipográficos. Você pode, por exemplo, digitar "#$&*" em vez de "p..." ou "&#%!" em vez de "m...!". Misture letras, números e outros símbolos para escrever termos sem sentido e que representem palavrões.