Qual a melhor resposta para quem nos ofende?

Perguntado por: ureal4 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Quem foi vítima desse tipo de crime, tem um prazo de seis meses para formalizar a queixa, contando a partir do dia que você tem conhecimento de quem é o autor da ofensa. Mas se você desconhece o autor do crime, é necessário comunicar à polícia para que o fato seja investigado.

Ignore o provocador. Controle a raiva e não dê munição alguma para ele. Você sabe que só é provocado para reagir.
...
Se quiser, bole uma resposta engraçadinha ou diga algo como:

  1. "Essa foi boa!".
  2. "Muito engraçado. Ha há."
  3. "Aham. Boa tentativa."
  4. "Vai precisar se esforçar um pouquinho mais."

Para responder a um insulto de forma inteligente, precisamos evitar um seqüestro emocional. Em vez de deixar as emoções assumirem, temos que ativar nosso pensamento lógico, concentrando-nos nos fatos. O sequestro emocional ocorre quando nós consideramos que o insulto como um ataque ao nosso ego.

Veja algumas dicas para tornar sua resposta excelente:

  1. Devolva a boa ação. Dizer “obrigado” é apreciado, mas isso não responde à pergunta. ...
  2. Tem o mesmo problema? ...
  3. Responda à pergunta. ...
  4. Forneça contexto para links. ...
  5. Escreva da forma mais correta possível. ...
  6. Seja sempre educado e divertido.

Afaste-se do oponente e fique fora do alcance dele.
...
Use a força de ataque do adversário a seu favor.

  1. Esquive para trás.
  2. Agarre-o pelo braço ou camisa quando ele socar ou avançar em você.
  3. Puxe-o para si mesmo e para baixo.
  4. Use sua perna para fazê-lo tropeçar quando estiver puxando.

Fale calmamente, relaxado e, ao mesmo tempo, com clareza e firmeza. Isso irá desencorajar seu interlocutor e privá-lo da oportunidade de jogar com suas emoções. Exemplo: o funcionário não tem troco e responde com raiva e mau humor. Não se rebaixe ao nível de emoções da mesma maneira.

INJÚRIA: ofender alguém com palavras de baixo calão ferindo seu respeito pessoal. É o famoso “xingamento”. Ex.: “Você é agressor”,”você é mentiroso”, “você é estuprador”, “você é adúltero”.

Você pode convocar um amigo que também costuma xingar muito, e trabalhar para que ambos cortem o linguajar inapropriado juntos; ou você pode pedir a ajuda de um camarada de boca-limpa que possa monitorar seu linguajar e lhe dar lembretes gentis sempre que um xingamento for proferido.

Ignorando as provocações. Aja como se não pudesse ouvir. Uma estratégia para lidar com o problema é fingir que não podemos ouvir o que os outros estão dizendo, transformando a situação em uma piada. Caso a pessoa se aproxime e tente forçá-lo a responder, simplesmente coloque as mãos nas orelhas e balance a cabeça.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Como lidar com pessoas que se acham melhores que outras

  1. Promova um tratamento igualitário. ...
  2. Invista em uma cultura positiva. ...
  3. Priorize a transparência. ...
  4. Estimule a colaboração. ...
  5. Incentiva uma cultura de feedback.

A melhor forma de sair dessa saia justa é ignorar ofensas infantis e trazer a discussão para os trilhos. Um ponto importante e sutil nesta frase é: “esta é a sua opinião”, lembrando a todos que se trata apenas da opinião de quem está ofendendo, e não um fato. Ou seja, como toda a opinião pode estar errada.

Seja educado.

  1. Mantenha um tom de voz respeitoso e não seja insolente. Sorria.
  2. Diga por favor e obrigado, pois tais palavras fazem toda a diferença. ...
  3. Muitas vezes, as pessoas agem de forma rude porque estão incomodadas com alguma coisa. ...
  4. Compreenda que a grosseria de uma pessoa pode não ter nada a ver com você.

Para deixar aquele sinal de que você não gostou de ter ficado sem resposta de um jeito menos agressivo do que somente perguntar por que ele não te responde, você pode tentar mandar algum meme ou figurinha engraçadinha. Vale lembrar que talvez ele ria e finalmente te responda, ou pode continuar te ignorando.

Diga que não sabe.
É uma resposta sincera e faz a conversa terminar rapidamente. Por exemplo, se a paquera perguntar "Você ronca alto?", diga que não sabe porque você está dormindo. No caso de perguntarem a capital de um país distante, basta dizer que não sabe (se você realmente não souber).