Qual a melhor ração para cães com problemas intestinais?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Para que essa recuperação aconteça sem que o cão deixe de se alimentar, a melhor ração é Equilíbrio Veterinary Intestinal que é desenvolvida com proteína vegetal hidrolisada – um ingrediente de alta digestibilidade.

O médico-veterinário pode recomendar também a troca da ração atual por uma específica para pets com problemas intestinais como, por exemplo, a Royal Canin Diet Gastro Intestinal, a Vet Life para cães com distúrbios intestinais e a Total Equilíbrio para cachorros com problemas no trato intestinal.

Ração Gastrointestinal: alimento coadjuvante para pets com problemas no sistema digestório. Através de uma nutrição com proteína de alta digestibilidade, níveis moderados de carboidrato e gordura para melhorar a saúde do trato gastrointestinal.

Os probióticos são responsáveis por proporcionar vários benefícios para a saúde dos pets. Eles ajudam a equilibrar a flora intestinal, o que pode melhorar a digestão e a absorção de nutrientes. Isso, consequentemente, pode melhorar a consistência e odor das fezes, prevenindo problemas como diarreia e constipação.

A ração é indicada para quais casos de problema gastrointestinal? A ração para cachorro é indicada para diferentes complicações. Casos de diarreias crônicas ou agudas, doenças intestinais inflamatórias, má-digestão ou absorção e gastrite são algumas das situações em que ela pode ser utilizada.

Existem diferentes fatores que podem resultar no cachorro com colite. Entre elas, algumas das mais comuns são intolerância a um dos ingredientes da ração, ingestão de alimentos estragados, ingestão de objetos ou de toxinas e infestação por parasitas, como o Trichuris vulpi.

Causas da Doença Inflamatória Intestinal em cães e gatos
Entre eles, bactérias, parasitas, dietas, fatores genéticos, estresse e a desregulação da resposta imune à microbiota intestinal. A doença pode afetar cães de todas as idades, especialmente animais de meia-idade.

O principal sintoma da gastroenterite em cães é a diarreia, que se manifesta não apenas pelo amolecimento das fezes, mas pela presença de muco na matéria fecal. O cão também pode passar a defecar em locais não habituais em sua rotina, além de fazer mais esforço que o normal para eliminar o cocô.

E preste atenção na textura: fezes moles podem indicar a presença de vermes. Para evitar esse problema, medique seu cão com vermífugos de duas a quatro vezes por ano, dependendo da exposição ao ambiente externo.

Comece por oferecer pequenas porções para ver como tolera o alimento. O objetivo não é ingerir tudo o que perdeu nem que passe fome, mas você deve avançar com cuidado. A dieta dele deve ser composta pelas seguintes porcentagens: 80% de carne bovina, frango ou peixe sem gordura e sem ossos.

GASTRO INTESTINAL CANINE WET é um alimento coadjuvante indicado para cães, com o objetivo de auxiliar em casos de distúrbios gastrintestinais, tais como diarreias crônicas ou agudas, doença intestinal inflamatória, má digestão, má absorção, insuficiência pancreática exócrina, colite, gastrite, e em situações de ...

De acordo com o fabricante, o alimento atua como coadjuvante no tratamento de distúrbios gastrointestinais, como gastrites, má digestão, megaesôfago, enteropatias agudas e crônicas, síndrome de má absorção, insuficiência pancreática exócrina, disbiose e colites.

As queixas mais comuns são a diarreia, cólicas e a perda de peso. Também podem ocorrer sintomas não relacionados com o aparelho digestivo, como dores nas articulações e lesões da pele. Outras manifestações são lesões na região perianal, incluindo fissuras, fístulas e abcessos.

A Ourofino tem em sua linha de produtos o probiótico Biocanis, sendo indicado para cães e gatos em situação de desmame, mudança de alimentação, viagens, adestramento, acasalamento bem como em casos que os animais passem por alterações de ambientes.

Além disso, existe uma quantidade máxima de probióticos que o pet deve ingerir por dia para ter um bom efeito sobre o sistema digestivo do animal. Oferecer mais que o indicado, pode acabar ocasionando no efeito reverso, causando diarreia e outros distúrbios.

Uma outra opção muito eficiente de probiótico que pode ser comprado em farmácias humanas é o Floratil. Para cães de até 10kg administre 1 flaconete de 100mg, duas vezes ao dia por 5 dias. E para cães maiores que 10kg, administre 1 flaconete de 200mg duas vezes ao dia por 5 dias.

Se o seu animal de estimação tiver problemas digestivos, um jejum de 12-24 horas seria o ideal. Depois disso, devemos oferecer uma dieta leve e em proporções progressivas. Esse método pode levar alguns dias, até que possamos confirmar que a digestão do cachorro foi restabelecida.

Arroz branco ou a água de arroz nas primeiras fases também ajudam a manter o seu animal nutrido. Você pode misturar o frango desfiado com um pouco de arroz branco. O alimento enlatado para cachorros, mais suave e com maior quantidade de líquidos, pode ser uma alternativa após dois ou três dias.

Inadaptação e apetite seletivo
Alguns pets têm dificuldade de se adaptar a determinadas rações, mesmo que estas sejam de qualidade. Quando isso acontece, o cachorro pode apresentar sintomas de indigestão, como vômitos, gases, dores abdominais e diarreias.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.