Qual a melhor raça de porco para criar no Brasil?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

suíno Landrace

O suíno Landrace é originário da Dinamarca e alcança 300 kg na fase adulta. Desenvolvida no final do século XIX, a raça é amplamente utilizada para melhoramento genético e como matriz. No Brasil, a raça corresponde a mais de 15% do plantel nacional, sendo considerada uma das mais produzidas no país.

No Brasil, atualmente, as principais raças de suínos utilizadas são Landrace, Large White e Duroc, sendo que mais de 90% da composição racial dos suínos de abate baseia-se nessas três raças.

raça Nilo

então lembre-se bem a melhor raça de porco caipira hoje para você criar Eu sugiro a raça Nilo está entre as melhores raças de porcos caipira para você está criando dela sua da sua o. Vaguinho.

Large White
Essa raça apresenta bom ganho de peso diário e bom rendimento da carcaça. Sua pelagem é branca e os animais dessa raça são de grande porte. Assim como os Landrace, as fêmeas são muito utilizadas como matrizes.

Com grande porte, o porco Duroc é robusto, rústico, forte e ágil. Sua pelagem apresenta cor marrom-avermelhada. Com apenas um ano de vida, o macho alcança 270 kg e a fêmea, 225 kg, ambos com excelente ganho de peso diário.

Duroc

Em primeiro lugar, os Duroc são muito precoces. Em segundo lugar, eles têm alto ganho diário simplesmente irrealista – 750 a 950 gramas. Assim, com a idade de seis meses, eles conseguem atingir um peso de 100 kg, com um grande teor de gordura nesse ganho. Na idade adulta, o peso do atinge cerca de 330-370 kg.

De origem americana, a Duroc é resultado de um criterioso processo de seleção genética, criação e alimentação natural. Sua carne é de alta qualidade, muito suculenta, com alto grau de marmoreio. A carne de porco Duroc possui vitaminas e minerais essenciais.

O suíno tem 230 kg e é o maior de toda a 41ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) e, de acordo com o Andres, é também o maior do estado. "Neymar" é um porco da raça CP-800 misturada com quatro outras espécies: petrain, duroc, landrace e guaiaco.

Máxima Potência Genética de Suínos
A Agroceres PIC implantou no Brasil o primeiro núcleo genético de suínos de elite, revolucionando o mercado ao introduzir o conceito de genética para máxima eficiência zootécnica, maior rendimento de carne magra e melhor qualidade de carne.

RAÇAS SUÍNAS: No Brasil, atualmente, as principais raças de suínos utilizadas são Landrace, Large White e Duroc, sendo que mais de 90% da composição racial dos suínos de abate baseia-se nessas três raças. Outras raças que têm sido utilizadas em menor escala são Pietran, Hampshire e Wessex.

  • Kunekune
  • Duroc
  • Porco vietnamita
  • Porco preto ibérico
  • Hampshire
  • Mangalitsa

A fase de crescimento acontece aos 63 ou 70 dias de vida dos suínos até os 100 a 110 dias (ou então dos 25 aos 29 kg e dos 55 aos 65 kg). É o momento em que os animais são separados por peso, e sua taxa de crescimento é acelerada.

O milho moído e o farelo de soja, como já é do conhecimento de experientes produtores, têm a função básica nutricional para os porcos.

O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.

Dê a ele alimentos ricos em gordura.
Leite desnatado, iogurte e outros laticínios também aumentam a gordura do porco. Um outro método de engorda é oferecer doces ricos em açúcar — confeitos, cupcakes, rosquinhas.

São chamadas de carnes magras as que não possuem muita gordura, como o filé mignon suíno e o lombo de porco, duas proteínas ideais para as receitas do dia a dia. Vale lembrar que cada corte suíno apresenta seu próprio sabor, textura e formas de preparo.

Normalmente, a lotação recomendada é de 3 leitões por metro quadrado e baias com um número próximo a 20 leitões – sempre considerando o tamanho, a idade e o sexo dos animais. Também é importante evitar misturar mais de três leitegadas diferentes, para não prejudicar a saúde física e mental dos animais.

Um animal adulto consome 2,4 kg por dia.