Qual a melhor proteína para idosos?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O suplemento de whey é recomendado por nutricionistas em todo o mundo, pois é facilmente absorvido pelo organismo. Para idosos, é um grande aliado para reverter os sintomas da sarcopenia, recuperando a força, aumentando a massa muscular e combatendo a inflamação do tecido muscular.

Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

FRESUBIN PROTEIN POWDER da Fresenius
É feito de 100% da proteína do soro do leite e não tem adição de carboidrato e gordura. Não contém lactose, glúten ou sacarose. É indicado também para pacientes com desnutrição, doenças imunossupressoras, idosos com fratura de fêmur, HIV/AIDS, câncer e cirurgia bariátrica.

Como evitar a perda de massa muscular
Para evitar a sarcopenia, é muito importante adotar hábitos, como: Praticar atividades físicas, tanto de força muscular e resistência, como musculação e pilates, por exemplo, quanto aeróbico, com caminhadas e corridas, para melhorar a circulação sanguínea e o desempenho do corpo.

Cálcio, zinco, ferro, vitamina D, potássio, ômega 3 e vitaminas do complexo B são nutrientes que não podem faltar na alimentação do idoso. De acordo com as particularidades de cada um, a quantidade de calorias e a distribuição dos alimentos variam para garantir a manutenção e o fortalecimento de ossos e músculos.

Nutren Senior é o suplemento nutricional da Nestlé desenvolvido especialmente para pessoas a partir dos 50 anos. Sua fórmula exclusiva conta com cálcio, proteína e vitamina D, essenciais para a manutenção da saúde na melhor idade.

Um exemplo de prato saudável para idosos
Proteínas – Carne magra, frango, peixe, ovos (omelete, cozidos, mexidos); leguminosas (feijão, ervilha, lentilha). Gorduras – Óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada. Vitaminas, minerais e fibras – Hortaliças cruas e cozidas, frutas.

Alguns exercícios para fortalecer as pernas e que podem ser feitos em casa são:

  1. Elevação da perna. ...
  2. Abertura de perna. ...
  3. Tesoura. ...
  4. Extensão de perna. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Apertar a bola. ...
  7. Abertura lateral de pernas. ...
  8. Panturrilha.

Produtos industrializados, pães, bolos, refrigerantes, massas e todo tipo de carboidrato em excesso devem ser evitados, para prevenir doenças.

7 opções de suplemento para idosos que valem a pena

  • Equaliv Vegan Power Senior. Equaliv Vegan Power Senior 30 cápsulas Vitamina. ...
  • Nutren Senior Nestlé Health Science. ...
  • Suplemento Nutricia Fortifit Pro. ...
  • Nutridrink Protein Sem Sabor 350G Danone. ...
  • Suplemento Sustagen Adultos+ ...
  • Nutren Just Protein. ...
  • Lavitan Sênior.

Como fazer para manter massa muscular na terceira idade? Para manter parte da massa muscular é preciso se exercitar com uma frequência semanal, e com um acompanhamento. Isso torna a rotina de exercícios regular e bem orientada, o que impacta diretamente no bem estar físico e mental do idoso.

Como ganhar massa muscular na terceira idade?

  1. Consuma mais proteínas. Esse nutriente é essencial para o crescimento dos músculos. ...
  2. Tome suplementos. ...
  3. Pratique atividades físicas. ...
  4. Faça os tratamentos para doenças.

Uma rotina moderada de treino já é capaz de reverter o quadro de sarcopenia. A partir daí, uma boa suplementação de proteínas, queratina, multivitamínicos e aminoácidos de lenta absorção podem ajudar a ganhar massa muscular depois dos 60 anos.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

Suco nutritivo para idosos
A beterraba possui potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteínas e fibra solúvel. Já a laranja auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e tem alto teor de Vitamina C.

Homens e mulheres com mais de 65 anos precisam de uma dose elevada de cálcio. Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente 5 a 6 copos de leite, de preferência, o desnatado.

Minerais como cálcio e vitamina D são extremamente importantes para a garantia do funcionamento dos músculos. A falta desses nutrientes pode ocasionar uma fraqueza muscular constante e em outras consequências como falta de memória ou formigamento.

Por isso, as frutas (maçã, banana, laranja, melancia, frutas vermelhas, dentre outras), peixes (como o salmão e atum) e até mesmo as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e afins) não podem faltar na alimentação.

O que fazer se o idoso apresenta alguma dificuldade para se alimentar?

  • Dificuldades de mastigação. Alterações na dentição ou o uso de próteses não ajustadas podem causar problemas com a mastigação de idosos. ...
  • Problemas de deglutição. ...
  • Alterações gastrointestinais. ...
  • Cálcio. ...
  • Zinco. ...
  • Ferro. ...
  • Vitamina D.

Restrições ao consumo de Nutren Senior
Em específico, a lecitina de soja, o que faz que o produto não seja recomendado para consumo por pacientes alérgicos à soja. Ainda um ponto importante, a fórmula contém leite em pó em sua composição e não é recomendada ao consumo para intolerantes à lactose.