Qual a melhor posição para respirar deitado?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

“Nessa posição, a língua desloca-se para trás, estreitando a passagem de ar e atrapalhando a respiração. Além disso, a coluna não fica totalmente alinhada, podendo causar problemas de saúde futuros”, acrescenta a especialista. A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

A falta de ar durante o sono é bastante incômoda e deve ser levada a sério. Problemas cardíacos, pulmonares, infecções e apneia do sono são alguns fatores que provocam o distúrbio.

Que diferença faz respirar de uma forma ou de outra? É simples: mais ar nos nossos pulmões, mais oxigênio no nosso corpo. A movimentação do diafragma durante a respiração permite a expansão dos pulmões, os quais recebem mais ar a cada inspiração.

Técnica 2

  1. Sente-se com as costas eretas ou deite;
  2. Coloque as mãos sobre a barriga;
  3. Respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco;
  4. Dê uma pausa de dois segundos;
  5. Exale lentamente, contando até seis;
  6. Pratique esse padrão de 10 a 20 minutos por dia.

Enfraquecimento dos músculos
O problema é que, ao criar o hábito de passar muito tempo deitado, os músculos perderão a sua força e deixarão de aguentar peso. O próprio peso da coluna vertebral ficará demais, o que explica porque tantas pessoas sentem que é impossível manter a postura reta.

“Esse tipo de comportamento pode aparecer em vários transtornos do sono, mas também em um paciente que tenha depressão. É uma obsessão por dormir, relacionada ao desânimo e à falta de energia.” Além da depressão, fatores como a falta ou o excesso de sono podem desencadear o que se considera ser a clinomania.

Entretanto, essa prática faz mal à coluna. De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna, ficar deitado durante um longo período pode prejudicar a estabilidade da coluna vertebral, o que aumenta o risco de lesões.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr. Somers. “Quando você está no terceiro semestre da gravidez e você dorme de costas, o útero comprime a veia cava inferior. Isso comprime o sistema arterial”, diz o Dr.

Além disso, para as pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico é importante dormir virado para o lado esquerdo e evitar o direito, uma vez que essa última posição retarda o esvaziamento do estômago, agravando o quadro”, explica Partata.

Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

Dispneia paroxística noturna. Esta é uma das causas comuns de sensação de falta de ar à noite, durante o sono, com dificuldade para dormir, que geralmente é causada por problemas cardíacos ou doenças respiratórias, como bronquite crônica ou asma.

Falta de ar pode acontecer de forma repentina ou progressiva, em repouso ou aos pequenos esforços. Quando o paciente não consegue respirar confortavelmente, pode fazer com que seus níveis de saturação de oxigênio caiam para menos de 90%.

Apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma parada respiratória provocada pelo colabamento das paredes da faringe. O distúrbio ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. Para ser mais exato, durante as crises, ela para de roncar por causa do bloqueio da passagem de ar pela faringe.

Respirar é a única função autônoma do nosso corpo que podemos controlar. Porém, raramente usamos esse poder que tem grande influência na nossa saúde. Cientistas descobriram que 90% das pessoas respiram de forma errada, o que pode causar doenças crônicas como hipertensão, asma e transtornos de ansiedade e depressão.

Há momentos em que respiramos mal por causa de um desvio de septo, mas também acontece muito de, por hábito ou até por estarmos submetidos a um ritmo de vida estressante, respirarmos de maneira errada. “O objetivo da respiração é evidente: levar ao sangue o oxigênio necessário para vivificar os órgãos.”

Para respirar corretamente, é importante usar o diafragma. O diafragma é um grande músculo localizado diretamente abaixo da caixa torácica. O seu objetivo deve ser o de envolver este músculo, assegurando que seu abdômen se expanda a cada inalação.