Qual a melhor posição para engravidar no período fértil?

Perguntado por: etaveira7 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia.

A ideia é que a mulher se ajoelhe no chão, com os cotovelos apoiados e o tronco levemente inclinado, e o parceiro realize a penetração por trás. Nesse caso, o arco das costas da mulher facilita a circulação do espermatozoide até a região desejada, aumentando as chances de gravidez.

5h48

O melhor horário para ter relações sexuais é às 5h48 da manhã, tal como revelou um estudo da British Medical Association, divulgado no British Medical Journal.

Portanto, quando as relações sexuais ocorrem até quatro vezes no intervalo de sete dias, eleva-se a possibilidade de haver espermatozoides na região das trompas. Consequentemente, se a mulher estiver ovulando ou perto de ovular, isso aumenta as chances de engravidar. Logo, planejar o sexo vale muito a pena!

Tenha relações sexuais no momento certo
Ter relações sexuais no dia da ovulação (quando o seu corpo libera um óvulo) ou nos dias que a antecedem aumentará suas chances de engravidar. Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar que o ciclo médio é de 28 dias e que a ovulação ocorre no dia 14.

Aquecer o útero é uma das principais manobras utilizadas. Na Medicina Tradiiconal Chinesa, a essência do rim nutre o útero e espessa o endométrio, deixando-o apto para o embrião, um útero receptivo para a implantação, é um útero quente.

Como aumentar fertilidade masculina

  • Tome suplementos de ácido D-aspártico.
  • Exercite-se regularmente.
  • Consuma vitamina C o suficiente.
  • Relaxe e minimize o estresse.
  • Experimente o Tribulus Terrestris.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

É natural que o ejaculado escorra, mas não impede que engravide. Saiba que o normal do homem é ter 20 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma e que 50% deles são móveis — têm a capacidade de sair da vagina e chegar à trompa para encontrar o óvulo.

Quando a quantidade de estrogênio atinge o seu máximo, o óvulo está pronto para ser liberado. O cérebro produz então um pico de hormônio luteinizante (LH) desencadeando a ovulação. A liberação do óvulo do folículo, ocorre cerca de 24 horas depois (10 a 12 horas após o pico de LH) (13, 17).

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Acido Fólico
Os médicos recomendam começar a tomar ácido fólico antes de engravidar porque muitas mulheres possuem carência desta vitamina, sendo necessário iniciar a suplementação antes da concepção.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Como melhorar a vida sexual?

  1. Controle a ansiedade. ...
  2. Mantenha uma alimentação saudável. ...
  3. Pratique atividades físicas. ...
  4. Evite cigarro e bebidas alcoólicas. ...
  5. Faça a higienização correta do pênis.