Qual a melhor posição para dormir para quem tem problema de coração?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Já as pessoas com insuficiência cardíaca, por exemplo, dormem melhor viradas para o lado inverso. A ciência descobriu que a sensação de incómodo que há muito estas pessoas referiam como justificação para preferir dormir sobre o lado direito tem uma fundamentação clínica.

Não há risco, nem no caso de haver historial de doença cardíaca.” As nossas anatomia e fisiologia ajudam a explicar: ao deitarmo-nos para o lado esquerdo, há uma aproximação da posição do coração à parede do tórax, o que faz com que as pessoas tenham uma sensação maior do batimento cardíaco.

Ajuda a melhorar a circulação sanguínea
Dormir do lado esquerdo é uma das formas de impedir a obstrução da artéria aorta, artéria que bombeia sangue por todo o sistema sanguíneo. Além disso, essa posição faz com que a veia cava inferior permaneça livre, assim, não é pressionada por nenhum órgão.

Se os seus tornozelos ou a parte inferior das suas pernas ficam inchados; Se os seus sapatos ficam muito apertados; Se as suas roupas ficam muito apertadas na cintura; Se você tem dificuldade para pôr ou tirar os anéis dos dedos.

isso pode ser um problema cardía. Se você está apresentando palpitações é melhor procurar um cardiologista e investigar. As extrassístoles( um tipo de arritmia) muitas vezes ocorre durante todo o dia, mas, só percebemos no momento em que repousamos.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares.

Tente manter o controle da respiração, soprando o ar vagarosamente por 5 vezes. Beba um copo de água gelada ou coloque uma compressa de gelo na cabeça. Fique em pé e dobre o tronco em direção às pernas, controlando a respiração. Conte até 100, mantendo o olhar para cima.

Deitar do lado esquerdo causa aproximação do coração com a pele do tórax, podendo aumentar a percepção da arritmia pelo paciente por causa disso, mas não aumenta a taxa de arritmia em si.

A fadiga e o cansaço constantes são sintomas de um coração fraco, que não está sendo capaz de bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões e músculos. Entre as doenças cardiovasculares que podem estar por trás da fadiga, podemos citar: arritmias, doenças valvares e insuficiência cardíaca.

A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo.

Dormir é importante
Quando dormimos há um momento de repouso do nosso sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração.

Além disso, para as pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico é importante dormir virado para o lado esquerdo e evitar o direito, uma vez que essa última posição retarda o esvaziamento do estômago, agravando o quadro”, explica Partata.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Dormir de barriga para cima é totalmente prejudicial? Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

Os tratamentos combinam medicamentos com alterações nos hábitos de vida do paciente. Para isso deve-se evitar sal, procurar ingerir muitos líquidos, praticar atividades físicas e perder peso. Quem sofre com essa doença não deve consumir gorduras ou frituras.

A insuficiência cardíaca acontece quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para todo o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e inchaço nas pernas ao final do dia.

A insuficiência cardíaca causa a redução do fluxo sanguíneo no resto do organismo. Se o fluxo para o cérebro for inferior ao normal, ou se a pressão arterial estiver baixa, poderá sentir tonturas. As tonturas nas pessoas com insuficiência cardíaca são geralmente causadas pelos medicamentos.

Os exercícios de respiração ajudam a recuperar o controle durante uma crise de ansiedade. Respirar profunda e lentamente ajuda a fazer com que os batimentos cardíacos voltem ao normal. Isso porque durante a crise, o corpo entra em um estado que é conhecido como “luta ou fuga”, por isso o coração acelera e falta o ar.

Mas, quando acontece durante o repouso, e até mesmo durante o sono, a famosa palpitação precisa ser investigada. Embora a maioria das arritmias cardíacas não ameace a vida, algumas são muito graves. Estão diretamente relacionadas a infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) e podem ser fatais.

O chá de valeriana é um excelente chá para o coração acelerado, pois ele tem substâncias calmantes que ajudam a reduzir a frequência dos batimentos. Ele é recomendado a pessoas ansiosas e estressadas, pois ajuda a relaxar o corpo e melhora a qualidade do sono.