Qual a melhor posição para dormir depois de uma cesária?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana. Vários tipos e doses de analgésicos, podem ser usados, isoladamente ou em conjunto com outras formas de analgesia.

“A mulher que fez cesárea deve ficar, pelo menos, oito horas deitada. Só após esse período ela pode levantar para tomar o primeiro banho. Se passar desse período, mais a barriga vai se distendendo por causa dos gases, e isso provoca dor.

O Que Não Pode Comer no Resguardo de Cesárea
De 4 a 6 horas após a cesária ela já começa a ingerir alimentos mais leves, como sopa. Depois, durante os dias de resguardo, não há restrições alimentares além dos produtos industrializados. Às vezes, não são recomendados frutos do mar pois há um maior risco de alergia.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

Não tem segredo: a melhor posição para dormir é aquela em que a mulher se sentir mais confortável. É comum que depois da cesárea as mães prefiram dormir de lado ou de barriga para cima, mas isso não é uma regra. O importante é respeitar a cicatrização da cirurgia e procurar uma posição confortável para relaxar.

Em alguns casos, o inchaço pode durar até 8 dias, reduzindo aos poucos. Caso ainda fique muito aparente ou dure mais tempo, o ideal é procurar ajuda médica para o profissional avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração relevante no corpo.

Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos. O que não é indicado é agachar-se. Tossir e espirrar pode provocar dor, mas não arrebentar os pontos.

A dor na barriga logo após a cesárea, é leve na maioria das vezes2, algumas vezes pode-se sentir pontadas e perceber a área dolorida como se fosse a dor de uma batida onde o local fica arroxeado. Levantar-se e sentar-se no primeiro ou segundo dia pode ser incômodo, mas não uma guerra.

1 – Repouso é fundamental
Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Uma cicatriz de cesárea com aspecto saudável é sequinha, sem vermelhidão e sem coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, não se assuste, afinal foram cortados nervos junto à pele.

Intestino: Após o parto o intestino da mulher fica mais lento e o aumento do volume da barriga é decorrente do acúmulo de gases. Esse acúmulo é intensificado caso a via de parto tenha sido cesárea, pois além das alterações hormonais, há o trauma da cirurgia propiciando uma lentidão acentuada do trânsito intestinal.

Após o parto, quanto tempo demora para passar o efeito da anestesia? “Para a cesárea acaba durando cerca de duas horas e meia, três horas. A analgesia para parto normal também dura mais ou menos esse tempo,” afirma o anestesiologista.

Caso seja parto cesárea, indica-se uma alimentação que ajude na cicatrização, rica em colágeno, com ferro, vitamina C e E, zinco, selênio e proteínas como albumina e valina. Nesse rol incluem-se, entre outros, carnes magras, ovos, laranja, abacaxi, lentilha, soja, berinjela, cenoura e tomate.

O útero é um dos órgãos que também se beneficia desse efeito depurador e diurético da água inglesa, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias potencialmente negativas. O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto.

Subir e descer escadas não é um problema grave, mas deve-se evitar o sobe e desce nos primeiros dias após o parto, o ideal é ter alguém para ajudar caso precise subir ou descer ou manter as coisas à mão em um dos andares da casa. Lavar corretamente o local: Sabão e água.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto. Há carência de estudos que comprovem seus benefícios, todavia, elas aumentam a segurança até que o abdomên retome sua rigidez característica, diminuindo a sensação que a mulher fica de “órgãos soltos na barriga”.