Qual a melhor posição para dormir com ombro quebrado?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

As posições recostada e de barriga para cima são as mais indicadas para dormir com o ombro quebrado, mas se você não conseguir, pode dormir de lado. No entanto, nunca sobre o lado operado. E a dica é colocar um travesseiro entre os joelhos.

A melhor posição para dormir com uma tendinite no ombro é de costas (barriga para cima), com uma almofada ou travesseiro para elevar a área dolorida. Para te ajudar a dormir, você pode colocar uma bolsa de gelo no ombro de 20 a 30 minutos, e age como um anestésico.

SE NÃO TIVER AJUDA:

  1. Coloque a bolsa de sua tipóia aberta sobre um travesseiro. Ajuste o bem o braço.
  2. Prenda os velcros.
  3. Mantenha o braço apoiado no travesseiro. Passe a tira por cima do ombro e prenda com cotovelo a 90o.
  4. Passe a outra tira por trás das costas e prenda na frente (ou atras) da tipóia, dependendo do modelo.

O mau uso das tipoias pode prejudicar os tratamentos ou a recuperação do paciente, além de causar dores nos ombros, cotovelos e punhos e prejudicar a postura, principalmente no caso de crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Não negligencie o uso - deixe o imobilizador do ombro no lugar durante o período que o seu médico recomendar e, a menos que ele diga o contrário, você deve dormir com ele todas as noites.

A recuperação de fraturas no ombro e cotovelo oscila entre 45 a 60 dias, na maior parte dos casos. Esse é o tempo médio de cicatrização óssea, durante o qual o osso afetado precisa estar imobilizado.

Em cerca de 45 dias ocorre a cicatrização óssea. Alguns pacientes podem precisar também de fisioterapia. Nos casos mais graves, cerca de 20%, a cirurgia pode ser indicada pelo médico ortopedista especialista em ombro.

O tempo de recuperação de uma fratura no ombro depende muito do tipo de fratura. Afinal, quanto mais complexa a fratura, maior será seu tempo de recuperação. Mas, em geral, costuma-se estabelecer o período de 4 a 6 semanas para consolidação de fraturas no ombro.

A dor durante a noite é um dos sintomas mais frequentes na patologia do ombro. Quando há um problema estrutural no ombro, a dor é mais acentuada à noite porque este está inflamado. Este tipo de dor, a chamada dor inflamatória, piora quando estamos em repouso.

Ao adormecermos, nossa temperatura corporal diminui em torno de 1º C, mas o ombro inflamado não tem esta queda de temperatura, a diferença do calor local e o resfriamento do corpo faz uma sensação de latejamento a cada pulso sanguíneo no local inflamado.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

A posição correta de uma tipoia é a que mantém o cotovelo em 90° e o braço fique rente ao tronco, limitando o movimento das articulações do punho, cotovelos e ombros. A faixa que passa por trás do pescoço deve ser ajustada de acordo com a estatura do paciente e não deve permanecer nem muito justa nem muito larga.

Se você busca por uma tipoia que auxilie no processo de recuperação de fraturas estáveis, luxações de clavícula, ombro ou cotovelo, ou ainda lesões musculares e articulares que necessitem de repouso e imobilização, a mais indicada é a Tipoia Ortopédica com Suporte Duplo.

Após a liberação da tipóia pelo seu médico, pode-se realizar atividades simples, como a de lavar as costas durante o banho, escovar os dentes e pentear o cabelo. Desde que não exija grande esforço ou que o braço não segure e levante pesos.

A tipoia corretamente posicionada mantém o cotovelo em 90° de flexão e o braço rente ao tronco. A faixa que passa por trás do pescoço não deve permanecer nem muito justa, o que pode dar dor no pescoço e no cotovelo, nem muito larga, o que deixa o ombro com mobilidade acima da recomendada.