Qual a melhor posição para dormir com dor no ciático?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para dormir com o nervo ciático inflamado é bom deitar-se de lado, com um travesseiro que acomode a cabeça na mesma linha da coluna, não pode ser muito alto nem muito baixo, e outro travesseiro no meio das pernas, com os joelhos flexionados.

O tratamento para desinflamar o nervo ciático inclui medicação, prescrita sempre pelo médico, como analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais/ hormonais e medicações para dor neuropática.

Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa. Se o caso do paciente se encaixa em procedimentos cirúrgicos, a recuperação completa precisará de cerca de dois meses.

A melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado é deitar-se de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro posicionado entre as pernas, para deixar alinhada à coluna. Ou dormir com a barriga virada para cima, colocando um travesseiro embaixo dos joelhos, deixando-os levemente inclinados.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação.

Como posso aliviar a dor do nervo ciático?

  1. Reduzir a atividades com carga no período agudo;
  2. Compressas mornas por 20 minutos;
  3. Se a dor estiver muito forte, fique em repouso relativo por poucos dias;
  4. Faça as sessões de fisioterapia indicadas.

A dor no nervo ciático surge se houver inflamação, lesão ou compressão desse tecido. É uma condição bem incômoda e constante, que pode limitar movimentos e gerar sofrimento.

A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.

Durante uma crise do ciático deve-se preferir alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon.

Usar compressas geladas pode ajudar a aliviar o desconforto. Você pode aplicar bolsas de gelo ou sacos de vegetais congelados embrulhados em uma toalha na área afetada. É importante não aplicar o gelo diretamente no local para evitar irritações e queimaduras na pele.

Nervo ciático tem nas duas pernas.

Repouso quer dizer: permanecer deitado o dia todo, de lado, com um travesseiro sob a cabeça, e só sair para o banho e as necessidades, durante duas semanas.

A fisioterapia do nervo ciático engloba a utilização de algumas técnicas fisioterapêuticas manuais, e também eletroterapia, fototerapia e termoterapia. Os objetivos do tratamento são reduzir o processo inflamatório e aumentar a amplitude dos movimentos e também a força muscular.

Veja abaixo alguns hábitos e remédios naturais para reduzir os danos da dor no nervo ciático: Alongamentos e massagens. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.