Qual a melhor posição para dormir com dor na coluna cervical?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Afinal de contas, essa posição ajuda a manter a coluna alinhada, reduzindo o estresse nas vértebras e aliviando a dor.

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

A cervicalgia tensional pode ser causada por problemas emocionais, como ansiedade, estresse e cansaço. A dor cervicalgia tensional pode incomodar bastante nas regiões da nuca e na parte de trás do pescoço. É comum que a dor desapareça no passar do dia. Caso a dor permaneça por dia, deve ser procurado um médico.

O travesseiro cervical certo para você é o que mantém sua coluna alinhada o máximo possível para não forçar a cabeça nem para trás, nem para frente. Por isso, se você dorme de barriga para cima deve eleger um travesseiro cervical mediano.

5 exercícios para aliviar a tensão no pescoço

  • Flexão de pescoço. Incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. ...
  • Flexão lateral de pescoço. ...
  • Alongamento com braços cruzados. ...
  • Movimentos circulares com o pescoço. ...
  • Alongamento dos ombros.

O tempo de uma crise de coluna é de 7 a 10 dias, e pode ser aliviada com analgésicos e anti-inflamatórios (conforme prescrito pelo médico).

A cervicalgia é um quadro que causa bastante dor nas vértebras da coluna cervical, geralmente nas mais próximas à região do pescoço. Como ela é responsável por controlar o movimento da cabeça em relação ao resto do corpo, o problema pode ocasionar sérias consequências.

Gelo para aliviar a dor na coluna
Gelo e compressas frias podem aliviar a dor, inchaço e inflamação. São mais efetivas nas distensões musculares, lesões articulares e outras condições como a artrite. Você pode utilizar uma sacola com gelo embrulhada em uma toalha ou pano.

Além disso, as pessoas que apresentam sintomas de dor após um trauma grave (como um acidente de carro) são aconselhadas a consultar um médico imediatamente. Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico.

Existem diversos fatores que favorecem o desgaste da coluna, como hábitos diários do paciente relacionados à má postura, alimentação e a má execução da prática esportiva. Contudo, a coluna passa por um processo de desgaste natural que ocorre ao longo do tempo e se acentua durante a terceira idade.

Quando você mantém essa postura, inclinando o pescoço por longos períodos de tempo, pode desenvolver uma lesão por esforço repetitivo ou tensão muscular.

  1. Levante sua tela. ...
  2. Faça pausas com frequência. ...
  3. Sente-se em uma cadeira com apoio de cabeça. ...
  4. Fortalecer e esticar seus músculos. ...
  5. Use a dor como um sinal de aviso.

Se você dorme barriga para baixo: nessa posição recomenda-se optar por travesseiro baixo (menos volumoso). De barriga para baixo, travesseiros altos podem provocar extensão cervical excessiva. Se você dorme de lado: o travesseiro deve ter altura suficiente para preencher o espaço entre o colchão e sua orelha.

Dormir de lado
Essa é a posição preferida da maioria dos adultos, de acordo com estudos3 — o que é uma boa notícia, já que pode ser benéfica por diversos motivos2. Para começar, dormir de lado alivia a pressão na coluna, ajudando, portanto, a afastar dores no pescoço4, como o torcicolo, e na região lombar5.

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

O Dexalgen® injetável é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, composto de uma vitamina do complexo B (hidroxocobalamina), um analgésico e anti-inflamatório (dipirona sódica) e um corticosteroide com potente ação anti-inflamatória (o fosfato dissódico de dexametasona).