Qual a melhor posição para deitar quando está com dor no rim?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Normalmente, essa posição é de lado, podendo ser o esquerdo ou o direito, dependendo de qual dos rins esteja afetado.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Algumas plantas medicinais atuam no trato do aparelho urinário por serem antiinflamatórios naturais. Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.

A cólica renal pode ser tratada de diferentes maneiras, a começar pelo uso de remédios via oral, que auxiliam nos casos mais simples. Já em casos mais graves pode ser necessária a realização de cirurgias para a retirada do cálculo renal e desobstrução da via urinária.

A infecção do rim é causada por um tipo específico de infecção do trato urinário que começa na uretra ou na bexiga e passa para os rins. Normalmente, a dor aparece com mais intensidade na região do fundo das costas. A infecção renal é considerada uma condição potencialmente grave, já que afeta um órgão vital.

A doença renal pode ser silenciosa, mas em alguns casos os indivíduos sentem alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

As pedras alojadas nos rins não costumam causar desconforto. Mas quando elas se deslocam e percorrem até a bexiga, a pessoa pode sentir picos intensos de dor abdominal (cólicas).

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

O que fazer para aliviar a dor da cólica renal?

  • Os antiespasmódicos (como os produtos da família Buscopan);
  • Analgésicos não opioides, como a Dipirona e o Paracetamol.
  • Anti-Inflamatórios não Esteroidais (AINEs), como o Ibuprofeno;
  • Medicamentos narcóticos.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Buscopan Composto só deve ser utilizado em idosos, ou pessoas com comprometimento da função renal e hepática, sob orientação médica. Além disso, pacientes com problemas cardíacos necessitam de atenção especial durante a administração deste medicamento.

4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

  • 1.1 Quebra-pedra.
  • 1.2 Chá de Java.
  • 1.3 Cominho preto.
  • 1.4 Chá verde.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.

Durante uma crise de cólica renal é muito comum um aumento súbito da dor. A primeira coisa é evitar a ingestão excessiva de água, uma vez que o aumento da produção de urina pode levar também ao aumento na pressão no sistema urinário, já obstruído pelo cálculo, levando a uma piora importante do quadro doloroso.