Qual a melhor pomada para pitiríase alba?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Cremes ou pomadas com corticosteróides. Cremes com ácido salicílico a 3% ou uréia a 10%.

No caso da pitiríase versicolor, os sabonetes para reduzir a oleosidade são importantes. Os banhos também podem piorar a aparência das manchas, principalmente os muito quentes, que ressecam ainda mais a região.

A pitiríase alba é geralmente autolimitada, desaparecendo espontaneamente dentro de poucos meses a vários anos, pelo que não necessita de nenhum tratamento específico. Apresenta um prognóstico bom com possibilidade de repigmentação completa da pele envolvida.

Exposição solar, banhos prolongados e sabões no inverno, são fatores desencadeantes. Figura 1: Pitiríase Alba: lesões hipocrômicas no tronco.

A pitiríase versicolor pode ser curada quando tratada de acordo com a orientação do médico. No entanto, em alguns casos, as manchas da pitiríase versicolor podem voltar a aparecer, sendo importante voltar ao dermatologista para que seja feita nova avaliação e seja indicada outra opção de tratamento.

Sua duração usual é de 6-8 semanas, e raramente pode durar 3-6 meses.

Há três tipos de pitiríase: pitiríase alba, pitiríase rósea de Gilbert e a pitiríase versicolor, popularmente conhecida como pano branco. Ao contrário das pitiríases alba e rósea, ambas de causas desconhecidas, a pitiríase versicolor é causada pelo fungo do gênero Malassezia furfur, que já habitam a pele do ser humano.

Cetoconazol Creme é um medicamento dermatológico utilizado para tratar infecções de pele causadas por fungos ou leveduras, como micoses, frieira e pano branco. Este creme dermatológico possui potente capacidade de combater micoses, fornecendo um alívio rápido na coceira procedente deste tipo de infecção cutânea.

Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso sem causar doença. Também é conhecida popularmente como “pano branco”.

Diagnóstico de Pitiríase Rósea
Ele confirmará as suspeitas. Exames como VDRL ou FTA-ABS para sífilis, sorologia para HIV e exame micológico da pele para descartar fungos, são os mais comuns.

A pitiríase rósea é uma doença benigna e autolimitada, sendo caracterizada por manchas vermelhas que coçam e duram entre 4 e 8 semanas. Uma de suas possíveis causas é a infecção pelo herpes vírus humano 6 e 7, adquirido pela inalação. É uma doença não contagiosa.

A pitiríase alba é uma condição dermatológica em que a pele apresenta manchas esbranquiçadas, distribuídas principalmente na face, no pescoço e no tronco superior. É mais frequente em crianças acima dos seis anos e adolescentes.

Quando as manchas se dão por micoses (que além do surgimento do branco, pode coçar), você pode lidar com elas com pomadas antifúngicas indicadas por um dermatologista de acordo com a parte do corpo afetada. Além disso, shampoos, sabonetes e géis também podem resolver.

Tratamento. Como a pitiríase versicolor é uma infecção fúngica superficial, costuma responder bem ao uso tópico de loções à base de sulfeto de selênio nas áreas atingidas num período que varia entre 7 e 14 dias. A aplicação deve ser repetida depois semanalmente durante um mês para evitar recidivas.

Pitiríase alba clássica
As lesões podem progredir através dos três estágios clínicos: lesão papular eritematosa, lesão papular hipocrômica e lesão hipocrômica suave. Geralmente, nas fases iniciais, com lesão papular eritematosa, a doença não é diagnosticada.

Sintomas de pitiríase versicolor
As placas não ficam bronzeadas, então, no verão, quando a pele ao redor fica bronzeada, as placas ficam evidentes. As pessoas com pele escura natural podem notar placas mais claras. As pessoas com pele clara natura podem notar placas mais escuras ou mais claras.

A exposição ao sol ou sessões de fototerapia podem abreviar a regressão das lesões.

A pitiríase rosada pode ser causada por uma infecção viral. Os sintomas mais comuns são coceira e, inicialmente, uma placa grande, circular, de coloração rosa ou semelhante a um leve bronzeado, seguida de múltiplas placas que aparecem no tronco. O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Trok-N® (cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina) está indicado nas afecções de pele, onde se exigem ações anti-inflamatória, antibacteriana e antimicótica, causadas por germes sensíveis, como: dermatites de contato, dermatite atópica, dermatite seborreica, intertrigo, disidrose, ...