Qual a melhor pomada para piercing inflamado?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

É importante manter a área higienizada e evitar tocar ou mexer no piercing para reduzir o risco de infecção, principalmente durante os primeiros dias após a perfuração. É preciso de muito cuidado, afinal, se a área ao redor do piercing ficar muito inflamada e dolorida, é possível que seja necessária a remoção.

Não utilizar antissépticos, sabonetes antibacterianos ou pomadas!

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Se o seu piercing não cicatriza e continua dolorido mesmo após muito tempo da perfuração, pode estar acontecendo uma infecção. Nesse caso, procure imediatamente o profissional responsável pelo procedimento. Ele poderá indicar algum cuidado especial para o seu piercing ou o encaminhará imediatamente para um médico.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

O Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas e nas queimaduras de pele.

Prefira usar um sabonete antisséptico como o Protex. Lave bem as mãos antes de mexer na joia. Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Fase inflamatória
A fase inicial do processo cicatricial, inflamatória, é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos). Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

Como tratar o queloide? Segundo a médica, alguns queloides vão diminuindo de tamanho durante os anos, mas podem aparecer novamente. “Tratamentos com corticoide, com laser ou até mesmo remoção cirúrgica. Tudo vai depender do caso e da extensão das marcas”, indicou a dermatologista.

O Nebacetim é um antibiótico, sem utilidade no seu caso. Normalmente, a colocação de piercing pode causar cicatriz hipertrófica, mais do que quelóide.

Pomadas com corticóide: As pomadas que contam com a presença de corticóide são utilizadas para promover a desinflamação da pele, e também podem ser ótimas aliadas contra a coceira e a irritação. Desse modo, a ação desinflamatória da pomada faz com que a questão do granuloma seja resolvida.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.