Qual a melhor pomada para necrose?

Perguntado por: dpaiva . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

A pomada de colagenase normalmente é utilizada para tratar feridas com tecido morto, também conhecido como tecido de necrose, pois contém uma enzima que é capaz de remover esse tipo de tecido, promovendo a limpeza e facilitando a cicatrização.

O tecido necrótico consiste numa acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos. A remoção de tecido necrótico da ferida através de técnicas de desbridamento adequadas (cirúrgicas ou mecânicas) é um pré-requisito para que os processos de cicatrização da ferida possam ter início.

O tratamento da fasciite necrosante consiste na remoção do tecido morto e administração de antibióticos por via intravenosa. Frequentemente, devem ser extraídas grandes quantidades de pele, tecido e músculos e, em alguns casos, é necessário amputar um braço ou uma perna afetada.

A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.

Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3). A base de colagenase é a mais utilizada com bons resultados.

Aspectos morfológicos da necrose
Como características comuns macroscópicas, podemos ter: diminuição da consistência e da elasticidade devido a liso dos constituintes celulares e alterações na coloração e no aspecto geral da célula.

Entre eles estão:

  1. Alteração da cor da pele;
  2. Mudança da sensibilidade local;
  3. Dor local;
  4. Surgimento de bolhas;
  5. Ferida com odor forte;
  6. Febre;
  7. Mal-estar geral.

Para as células e tecidos do nosso corpo se manterem vivas e saudáveis, elas precisam receber fluxo sanguíneo. Quando esse fluxo é ineficiente ou interrompido, os tecidos sofrem o processo de necrose que é a morte celular e de tecidos.

Sabemos que todas as células e tecidos do nosso corpo, necessitam receber fluxo sanguíneo para se manterem vivos e saudáveis. Quando esse fluxo é ineficiente ou interrompido, os tecidos se degradam e morrem.

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

A dexpantenol pomada cicatrizante é indicada para prevenir ou combater assaduras, rachaduras ou pele ressecada, feridas, tatuagem ou escaras, pois ajuda a regenerar as células da pele e a tem ação hidratante devido à vitamina B5 na sua composição, podendo ser utilizada por bebês, crianças e adultos.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  • 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  • 2 – Kelo-Cote. ...
  • 3 – Nebacetin. ...
  • 4 – Bepantol. ...
  • 5 – Aloe vera. ...
  • 1 – Restauradoras e Hidratantes.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Sulfadiazina Prata Creme 1% Genérico Prati Donaduzzi 50g é um agente cicatrizante e antimicrobiano tópico na terapia de queimaduras, feridas cirúrgicas, úlceras e escaras infectadas. Previne infecções nos cateterismos vasculares. A ação inicia-se no momento da aplicação.

O desbridamento pode ser dividido em dois tipos: o instrumental conservador e o instrumental cirúrgico. No caso do conservador, pode ser feito a beira leito, com ou sem anestesia local, e consiste na remoção única do tecido necrosado.