Qual a melhor pomada para ferida ao redor dos lábios?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Se houver infecção por bactérias, pomadas como a mupirocina estão indicadas.

Herpes labial é uma infecção causada por vírus com aparecimento de pequenas vesículas ou bolhas nos lábios. As lesões, que duram de 5 a 7 dias, são caracterizadas por um aglomerado de pequenas bolhas, nos lábios superiores ou inferiores. Ainda, elas costumam causar coceira, ardência e até mesmo formigamento na boca.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como: evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar; não tocar ou apertar as feridas e bolhas e eliminar o uso tabaco e álcool.

NEBACETIN® também é indicado para prevenir infecções de pele e/ou de mucosas após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas. Modo de usar: Aplique uma fina camada do produto, 2 a 5 vezes ao dia com o auxílio de uma gaze.

Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente. Sintomas do lado de fora da boca, erupção cutânea ou ambos sugerem a necessidade mais imediata de uma avaliação.

Para ajudar a curar a boqueira é aconselhado comer alimentos cicatrizantes, como iogurte ou tomar o suco de laranja com canudinho porque facilitam a formação do tecido que ajuda a fechar as feridas no canto da boca.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Esse problema manifesta-se por vermelhidão, ressecamento e consequente descamação. Além disso, pode haver o aparecimento de fissuras e inchaço nos lábios. Em alguns casos, é acompanhado pelas sensações de coceira e ardência.

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

O que pode causar boqueira? De acordo com a dermatologista, as principais causas da boqueira são o excesso de saliva que fica acumulado no canto da boca, provocando inflamação e a maceração da pele no local. “Essa inflamação favorece a proliferação de fungos e bactérias, resultando na boqueira.

Cicatrização. A cicatriz fica escondida na parte interna da boca, é imperceptível. A cicatrização completa pode levar de 12 a 18 meses para o amadurecimento final. A cicatriz afina e muda a coloração para um aspecto parecido com a pele adjacente.

Cerca de dez dias após o seu aparecimento, estas lesões tendem a cicatrizar e secam formando crostas.

Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo, nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

O medicamento é composto por três propriedades que exercem papéis diferentes durante o tratamento das aftas e afecções bucais. O sulfato de neomicina tem ação bacteriostática, impedindo o crescimento de microorganismos na região da boca.

Nebacetin® não deve ser usado nos olhos.

A feridinha no canto da boca costuma ser causada pela boqueira, ou queilite angular, e pode ser bastante dolorosa. Normalmente, essa condição tende a ter mais casos durante o inverno e inicialmente apresenta sintomas de inflamação e futuramente pode acontecer uma infecção de fungos ou bactérias.

Aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha. Mas existem remédios que podem ser feitos em casa que melhoram as dores provocadas pela afta. A dentista indica alguns: “Bochechos ou chá com própolis e aloe vera ajudam a aliviar bastante os incômodos.

No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. O método mais correto de aplica é diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.