Qual a melhor pomada para esporotricose em gatos?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

O itraconazol foi utilizado com sucesso no tratamento de um gato com esporotricose refratária ao iodeto de sódio (Peaston, 1993).

Para evitar a contaminação através do gato que já está com a doença, a especialista orienta evitar dar o medicamento diretamente na boca do animal, evitar o contato direto com as lesões, não fazer curativos ou passar pomadas.

No geral, o profissional prescreve um antifúngico específico para a esporotricose em gatos, que deve ser administrado por, pelo menos, dois meses. Além disso, é possível que o médico-veterinário indique alguma pomada para ser passada na ferida e ajudar na cicatrização.

O tratamento para esporotricose em felinos pode ser feito com antifúngicos orais e antibióticos, dependendo do grau de infecção. Também pode ser prescrita uma pomada para esporotricose felina, com aplicação nas feridas para ajudar com a cicatrização.

Dos antifúngicos imidazólicos testados, o clotrimazol foi o mais efetivo com os valores mais baixo de CIM, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4.

- Indicado para cães e gatos e é ideal para ser aplicado em pelos, unhas e pele; - Evitar que o animal venha a lamber a pelagem molhada. * Consulte sempre o Médico Veterinário de sua confiança para o uso apropriado deste produto.

A limpeza pode ser feita com água sanitária e é importante lavar roupas e objetos que tiveram contato com o animal contaminado durante este período. Além disso, é necessário usar luvas para manipular um gato com esporotricose.

Tratamento: A doença não é considerada grave e tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos. Após avaliação clínica, orientação e acompanhamento médico, o tratamento deve ser iniciado rapidamente e sua duração pode variar de três a seis meses ou mesmo um ano, até a cura completa, não podendo ser abandonado.

O tratamento deve continuar até pelo menos dois meses após as feridas desaparecerem e os pelos voltarem a crescer. Somente depois desse prazo, o animal é considerado curado.

Segundo um estudo de coorte assistido no Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais, após o uso do Itraconazol em gatos enfermos o tempo mediano de cura levou 20 semanas.

Modo de ação do medicamento itraconazol
O ergosterol é um componente vital da membrana celular dos fungos. A inibição da sua síntese tem como última consequência um efeito antifúngico. Nas infecções de pele, as lesões irão desaparecer completamente apenas em algumas semanas após o término do tratamento (2 a 4 semanas).

Disponível em duas opções de embalagem: pump dosadora ou bisnaga.

Se o seu felino está com uma feridinha que não cicatriza, leve-o o quanto antes ao médico-veterinário.

Como tratar esporotricose em gatos? O tratamento da esporotricose em gatos pode ser feito por meio de antifúngicos orais e antibióticos, que devem ser prescritos por um médico-veterinário de confiança. Apenas um profissional poderá auxiliar e acompanhar o pet.

Entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses; Encaminhe o animal doméstico imediata- mente a um Médico Veterinário. Não realizar curativos locais e não banhar gatos com Esporotricose; Castrar gatos saudáveis para diminuir as saídas à rua e a possibilidade de transmis- são da doença.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Não há vacina ou qualquer medicamento preventivo contra a esporotricose.

O gato com esporotricose deve ser sacrificado? Compartilhar: Revisada em 22/9/2022: A indicação de eutanásia (sacrifício) é apenas para os casos de animais sem possibilidade de tratamento (casos muito graves, sem chance de cura).

Itraconazol apresenta maior espectro de ação que cetoconazol e fluconazol, podendo ser ativo contra cepas de Candida resistentes, Aspergillus e Sporothrix. É medicamento restrito para tratamento de paracoccidioidomicose e histoplasmose.

O tempo médio para início do alívio dos sintomas após a administração de dose única oral de fluconazol para o tratamento da candidíase vaginal é de 1 dia.

Itraconazol proporcionou melhor proteção contra IMI (fluconazol itraconazol contra 12% 5%, P = . 03), mas a proteção semelhante contra a candidíase (3% versus 2%, P = . 69). Não houve diferença na sobrevivência global ou fúngica-livre.