Qual a melhor pomada para Debridar ferida?

Perguntado por: eescobar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A base de colagenase é a mais utilizada com bons resultados.

O desbridamento autolítico utiliza substâncias que deixam a necrose úmida e o processo é realizado pelos próprios macrófagos (células do sistema imunológico) do paciente. Já o desbridamento enzimático utiliza enzimas como a colagenase, fibrinolisina ou papaína.

Usa colagenase ou papaína, por exemplo, estritamente no tecido necrosado, pois se aplicado em tecido viável estes sofrerão da ação das enzimas. Desbridamento mecânico: Retira sujidades, corpo estranho e o tecido inviável. Usado quando o tecido necrótico for de fácil retirada, pois não se utiliza anestesia.

A colagenase atua promovendo a remoção do tecido necrosado de crostas presentes na ferida, acelerando a cicatrização e diminuindo o risco de infecção.

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.

Os produtos mais utilizados no Brasil para esse fim são:

  • Colagenase : obtida da bactéria Clostridium histolyticum, provoca a decomposição das fibras de colágeno do fundo da lesão, as quais permitem a adesão da necrose ao tecido. ...
  • Papaína : extraída do látex do mamoeiro, conhecida vulgarmente por leite de mamão.

Dersani Hidrogel auxilia na cicatrização de feridas secas, inflamadas e necroses causadas por: úlceras, queimaduras de primeiro e segundo graus e lacerações. Ideal para o tratamento e cicatrização de feridas em geral.

Para que serve o Kollagenase? Kollagenase (colagenase) é destinada para o tratamento de lesões da pele em que é indicado o desbridamento (retirada de tecido desvitalizado) em feridas, úlceras e lesões necróticas (com tecido desvitalizado) em geral.

O processo de tratamento de uma ferida preta, caso seja constatada a infecção, envolve uma série de ações que devem ser realizadas em conjunto. A primeira delas é o tratamento com antibiótico via oral para combater a infecção e, assim, abrir espaço para que o organismo promova a cicatrização.

O creme de Papaína 10% está indicado como desbridante químico e facilitador do processo cicatricial, como coadjuvante da antibiotecoterapia sistêmica de feridas infectadas. Seu mecanismo de ação atua como desbridante químico, facilitando o processo cicatricial.

Na maioria dos casos a ação da pomada torna-se evidente nos primeiros 6 (seis) dias de tratamento. Se não houver melhora em até 14 dias, o tratamento com Kollagenase deve ser descontinuado pelo médico.

O Alginato em fita ou placa é mais indicado quando se deseja controlar o exsudato. O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3).

Tratar as necroses no caso de feridas crônicas Remover tecido necrótico para acelerar a cicatrização. Corte e Laceração Limpar e Proteger SF 0.9% PVPI Tópico Utilizar técnica asséptica, Aplicar o soro em jatos com seringa de 20 ml e agulha 40x12 em uma distância de cerca de 10 cm, secar apenas as bordas e aplicar PVPI.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

A sulfadiazina de prata é indicada em casos de infecções por bactérias, fungos e úlceras dérmicas em quadros de queimadura. Ainda é empregada na prevenção e tratamento de feridas com grande potencial de sepse: queimaduras, úlceras varicosas, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas infectadas.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção. Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

Curativo com Hidrocolóides
Acelera o processo de granulação tecidual.

Curatec Hidrogel é indicado para promover o desbridamento autolítico e estimular a cicatrização em feridas secas; superficiais ou profundas; com ou sem infecção, necrose ou esfacelo. Além disto, o Hidrogel é ideal para a manutenção da viabilidade de ossos e tendões expostos em feridas profundas.

Este procedimento só pode ser realizado por um médico, em centro cirúrgico, sob anestesia local ou geral; Instrumental: pode ser feito por um enfermeiro treinado, em uma sala de curativos, e baseia-se na retirada de tecido morto e pele infeccionada com auxílio de bisturi e pinças.