Qual a melhor pomada para corrimento esverdeado?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O que fazer: No caso da vaginose bacteriana, o tratamento indicado pelo ginecologista pode ser com antibióticos, sendo normalmente recomendado o uso de metronidazol em comprimido ou em forma de creme vaginal.

As principais pomadas vaginais usadas para tratar candidíase vaginal são:

  1. Clotrimazol. A pomada vaginal de clotrimazol age inibindo o crescimento da Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e corrimento na região genital. ...
  2. Nistatina. ...
  3. Miconazol. ...
  4. Tioconazol + tinidazol. ...
  5. Isoconazol.

A principal causa do corrimento esverdeado
Nas mulheres, a parte do corpo acometida pela infecção é o trato genital inferior (vagina, vulva e colo do útero). Logo após a contaminação, os sintomas podem levar de 5 a 28 dias para aparecer. Mas isso é algo que pode variar de pessoa para pessoa.

Corrimento espesso e branco esverdeado, com grumos
Caso o corrimento seja semelhante a leite talhado, ele pode indicar uma infecção vaginal por fungo (cândida), podendo vir acompanhado de inchaço, sensibilidade vulvovaginal intensa, irritação e ardor na região da vulva, coceira intensa e relações sexuais dolorosas.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Metronidazol parece ser a melhor escolha, podendo nos casos de alergia medicamentosa utilizar-se tinidazol ou realizar dessensibilização com especialistas. Tratar sempre os parceiros. Evitar contato sexual durante o tratamento.

Como acontece a transmissão de tricomoníase? A transmissão do parasita de pessoa para pessoa se dá por meio do contato sexual ou pelo contato com secreções de pessoas contaminadas.

Causas de corrimento esverdeado
O que fazer: Geralmente tricomoníase é tratada com o uso de remédios antibióticos como o metronidazol ou tinidazol, que devem ser tomados 2 vezes por dia durante 5 a 7 dias de tratamento, ou de acordo com a recomendação do ginecologista.

O diagnóstico errado ou a falta de tratamento adequado à tricomoníase pode facilitar o aparecimento de outras doenças, como a doença inflamatória pélvica ou clamídia, que podem causar infertilidade feminina.

Sem tratamento, a infecção pode durar meses ou mesmo anos, tornando-se um fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero.

Metronidazol + Nistatina é um creme vaginal anti-infeccioso com ação antiparasitária e antimicrobiana indicado para tratar vaginites provocadas por Trichomonas vaginalis, Candida albicans ou pela associação de ambos. Uso adulto, com prescrição médica e retenção da receita.

Fluconazol é indicado para: O tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente; Como prevenção para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano);

Nistatina é um medicamento de uso tópico indicado para o tratamento assaduras em bebês, principalmente aquelas relacionadas ao atrito gerado pelas fraldas. O medicamento ainda pode ser utilizado, por crianças e adultos, no tratamento de irritações na região genital e nas nádegas.

O diagnóstico é feito por meio de exame microscópico direto, testes de tira reagente ou testes de amplificação de ácido nucleico das secreções vaginais, por urina ou cultura uretral. Pacientes e contatos sexuais são tratados com metronidazol ou tinidazol.

O suco de romã e o banho de assento de vinagre de maçã, são bons exemplos de remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico da tricomoníase, pois possuem propriedades antiparasitárias, que podem ajudar a eliminar o parasita responsável pela tricomoníase, que causa inflamação, corrimento e coceira.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

Um bom remédio caseiro para corrimento esverdeado é o chá de folha de goiabeira. Ela é uma planta medicinal que tem propriedades antibacterianas que atuam contra os protozoários que provocam a tricomoníase. 1 litro de água; 3 ou 4 folhas de goiabeira secas.

Tratamento da tricomoníase
Está recomendado o tratamento da mulher sintomática e dos seus parceiros sexuais. O tratamento de eleição é feito com medicamentos (remédios) derivados do imidazol (metronidazol, tinidazol ou secnidazol), em toma única oral (comprimidos).