Qual a melhor pomada para cicatriz de cirurgia?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Podemos usar cremes cicatrizantes com silicones, óleo de rosa mosqueta, lasers e luz intensa pulsada, microagulhamento…e outras tecnologias para melhorar a cicatriz.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Laser. No tratamento através do laser, a pele passa por uma renovação a partir do uso de feixes de luz. O laser atinge pequenas áreas da pele para reestruturar a epiderme. O tratamento uniformiza o relevo e a coloração da pele, além de estimular a produção de colágeno.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

O uso de cremes específicos, principalmente hidratantes com uréia, são ótimas opções no correto manejo da área em questão. Também existem hidratantes à base de óleos, por exemplo, ácidos graxos essenciais (óleo de girassol) com a mesma utilidade. A pele ressecada é um dos fatores de irritação e hipercromia cutânea.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

Vários produtos já foram desenvolvidos: cremes e pomadas como Cicatricure, Contractubex, gel a base de silicone ou fitas adesivas contendo silicone, que devem ser aplicadas diariamente, iniciando 15 dias após a cirurgia, usados nos primeiros 3-4 meses.

Então, logo após a cirurgia, um dos segredos de como evitar queloides é o uso de acessórios. Entre eles, destacamos a fita adesiva de silicone e bandanas elásticas. Elas pressionam a região e reduzem o fluxo sanguíneo. Consequentemente, diminuem a produção excessiva de colágeno.

Dois meses depois da realização da cirurgia plástica, já é possível melhorar essa condição por meio de uma injeção de uma potente cortisona (triancinolona) dentro da cicatriz. Ela age de forma a minimizar o inchaço e inibir a hiperprodução do colágeno.

Na recuperação, seu corpo gera um processo de cicatrização que podem gerar alguns sintomas. Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Sensação de que o local está mais quente; Dor; Muitas vezes, febre alta; Odor ruim no local da ferida ou da cirurgia.