Qual a melhor pomada para assadura grave?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

As pomadas Dermodex e Hipoglós são referência no tratamento e na prevenção das assaduras.

Pomadas. O uso de pomadas para assadura serve para prevenção e para tratamento da dermatite da fralda. As melhores pomadas são aquelas que contêm óxido de zinco e petrolato, como o Hipoglós (Brasil) ou Halibut (Portugal). Aplique uma camada grossa a cada troca de fraldas.

Uma dica super bacana também para evitar assaduras em bebês, é colocar uma colher de maisena na água do banho. Ela evita também que as dobras do bebê fiquem assadas e meladas se por acaso a mamãe não conseguir secar corretamente.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

Cuidado: se a irritação estiver em “carne viva” ou com bolhas, pus e feridas, deve-se procurar o pediatra rapidamente. Casos em que as lesões foram provocadas por fungos e bactérias, pode ser necessário usar um antimicótico ou até mesmo antibiótico.

As assaduras no bebê são um problema corriqueiro, mas que podem gerar incômodo e preocupações. Essas irritações na pele, na maioria das vezes, tendem a desaparecer em alguns dias, desde que tomados os devidos cuidados.

Se a pele parece particularmente irritada, colocar 10 minutos de molho em água pura,temperatura ambiente e sem sabão pode ajudar. Seque naturalmente e aplique uma camada espessa de creme na fralda.

Geriaderm é uma pomada para assaduras de fácil aplicação e absorção na pele, ajudando especialmente pessoas mais idosas para evitar problemas com o uso constante de fraldas geriátricas. Além da proteção, a pomada faz a hidratação da pele, mantendo um cuidado especial em adultos e idosos.

2 – Óleo de coco para hidratar e ao invés de encher de pomada; 3 – Lavar sempre com água morna e sabão, assim evita o atrito do algodão na assadura e a causar mais irritação; 4 – Um combo indicado por pediatra: caso haja assadura com ferida, cada troca uma pomada diferente. Cansicorte + Oxiderme tratamento + Bepantol.

* Assaduras: Aplicar diretamente na área afetada. O óleo ajuda a dor a parar e inflamação e promove a cura. Aplicar 2 a 3 vezes ao dia.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Deve-se aplicar pomadas de tratamento (as que contém óxido de zinco são muito boas) ou uma combinação de pomada de tratamento + amido de milho por cima, cuja combinação parece dar bastante resultado (já que a pomada trata e o amido de milho absorve a umidade.

Para identificar a alergia de fralda no bebê, tem que prestar atenção nas reações da pele em contato com a fralda, as principais são as assaduras, sendo vermelhas e até roxas, as lesões podem ser brilhantes e descamativas, espessas e até ulcerativas.

O Polvilho é um produto derivado do enxofre e sua finalidade principal é atuar nas assaduras, brotoejas e odores causados pela transpiração, especialmente na região dos pés e axilas, isso porque ele possui um cheiro mais forte do que o talco.

Área cosmética. O amido de milho pode ser utilizado para manter a pele saudável ou contra leves irritações. Aliás, uma pasta feita com ele e um pouco de água alivia queimaduras por conta do sol, coceira devido à picada de insetos ou mesmo assaduras — que ocorrem especialmente em bebês.

Em alguns casos, a assadura se complica com infecção por bactérias ou fungos. A área fica mais vermelha, coça mais, e o bebê fica mais irritado. Nestes casos, o dermatologista deve ser procurado e prescrever cremes antifúngicos ou antibióticos.

Os fungos seres eucariontes e uni ou pluricelulares. Esses seres podem ser macroscópicos ou microscópicos e fazem parte do Reino Fungi. As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera.