Qual a melhor planta para segurar barranco?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A Brachiaria Humidicola, a Brachiaria Decumbens, a Grama Bermuda e o Capim “Vaquero” são algumas das opções de “grama para segurar barranco”.

Nas encostas pode-se plantar: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as encostas.

Mas uma planta muito utilizada é a Grama-amendoim (Arachis repens) ou o Amendoim-forrageiro (Arachis pintoi), mas procure um profissional da sua região, para uma melhor avaliação. Espero ter ajudado.

Para riscos iminentes, é fundamental realizar com agilidade a estabilização de encostas, firmando estruturas sólidas que podem ser obtidas através dos seguintes métodos:

  1. Cortina atirantada;
  2. Solo grampeado;
  3. Gabiões;
  4. Concreto projetado;
  5. Geocélulas.

As obras de contenção de talude podem ser realizadas em taludes naturais ou em escavações, utilizando as técnicas mais apropriadas oferecidas pela empresa, tais como: tirantes, drenagem, concreto projetado e chumbadores.

Opte por espécies que se adaptem bem a esse tipo de terreno, como arbustos, trepadeiras e gramíneas. Algumas opções interessantes são o capim-do-texas, a lavanda, a murta, o alecrim e a jasmim-amarelo.

Problemas com erosões em taludes e barrancos? Confira opções de plantas conhecidas por serem de bastante ajuda nesses casos. O Bambu Aurea e a Grama Amendoim são bons exemplos, possuem raízes alastrantes que se entrelaçam e por isso ajudam a segurar a terra.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

Em zonas de sombra a escolha é mais reduzida, mas a hera é o melhor para guarnecer um talude que não receba sol. Também poderá utilizar a madressilva de folhas pequenas (Lonicera nitida, variedade dourada), a Symphoricarpus albus ou ainda o hipericão.

Nessas áreas, se o acesso for fácil, a grama é uma ótima opção, porém, se o acesso for difícil ou a inclinação muito grande, pequenos arbustos, flores em touceiras, forragens e gramíneas que não precisem de corte são as plantas mais indicadas.

Grama Zeon Zoysia (Zoysia matrella)
Com folhas finas e escuras, a grama Zeon Zoysia tem crescimento lento e, por isso, não exige tantas podas e manutenções, sendo indicada para quem não está disposto a ter esse tipo de trabalho.

As variedades mais resistentes ao pisoteio são as da família das Bermudas (Cynodon Dactilon), onde se destacam a Bermudas Tifway 419 e a Bermudas Celebration. Esta última variedade apresenta a maior resistência ao pisoteio entre todas as gramas produzidas no Brasil.

Grama São Carlos
A grama São Carlos tem suas folhas mais largas e é bem popular nos jardins do Brasil. Por ter crescimento rápido, ela deve ser podada pelo menos duas vezes ao mês ou a cada dez dias. Apesar de ser resistente ao frio, ela também se adapta bem ao calor.

Não destrua a vegetação das encostas. Plantas com raízes maiores, gramas e capins ajudam na fixação do solo. Em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos.

Para evitar o deslizamento, a montagem das placas de grama armada deve ser feita no talude, de baixo para cima, fixando-as imediatamente com tela geossintética presa por grampos. A confecção dos grampos metálicos deve ser feita em aço comum utilizado na construção civil.

Para evitar ou diminuir a erosão superficial costuma-se revestir o talude com grama, óleo queimado ou qualquer outro produto que evite ou diminua a erosão. Para das apoio estrutural, pode-se construir estruturas tipo Muro de Arrimo, Muro de Contenção com finalidade de dar sustentação estrutural ao talude.

A inclinação do talude acompanha a coesão do solo. Quanto mais coesivo, mais vertical poderá ser o corte. Taludes compostos por argilas, por exemplo, podem ser cortados em ângulos que variam de 45 a 60 graus de inclinação.

Tipos de contenção de encostas

  • Muros de gravidade. O tipo mais comum de contenção de encosta são os muros de gravidade. ...
  • Solo grampeado. ...
  • Cortina atirantada. ...
  • Retaludamento. ...
  • Estacas justapostas.

A unha-de-gato cresce tanto de cima para baixo quanto de cima para baixo. O plantio pode ser feito nas suas pontas, espaçando as mudas ao longo do comprimento do barranco. É importante pensar na manutenção a planta, já que vai demandar poda regular.

Normalmente, a grama esmeralda (Zoysia Japônica) e a do tipo batatais (Paspalum Nottatum) são muito recomendadas. Elas funcionam bem para as áreas com incidência solar direta e constante. De alta resistência, oferecem as características necessárias para a aplicação que se pretende.

O que cresce em 2000 m²? É inacreditável o que cresce nesse espaço. Abacates, tomates, couves, trigos ou batatas, muito mais do que voce pode comer num ano. Claro que são diferentes conforme as condições climáticas e o cultivo.