Qual a melhor periodização para hipertrofia?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Se o objetivo do praticante for apenas hipertrofia, na grande maioria dos casos, eu opto pela periodização linear. Ela é de mais fácil controle e traz resultados fantásticos.

Existe resposta para esse tipo de situação. Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries. "Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício.

É melhor aumentar a carga ou as repetições para ganhar massa muscular? Tanto faz. Muito além da carga ou das repetições, o principal fator para a hipertrofia é a quantidade de exercícios em um treino e a frequência semanal.

Conclui se que o modelo de periodização que resulta em melhores ganhos de hipertrofia e para força é método não linear, já para o ganho de resistência muscular o modelo de periodização que obteve melhores ganhos foi o linear reversa. Palavras-chave: Organização. Força muscular.

A seguir, vamos apresentar os principais modelos de periodização nos treinos e como funcionam. Confira! Esse modelo foi proposto na década de 50 pelo russo Matveev e ainda é bastante usado. Ele é baseado em três fases: preparatório, competitivo e de transição.

Além dos ciclos, há também os tipos de periodização, como a linear, um modelo clássico que começa com alto volume e baixa intensidade até progredir para uma intensidade mais alta e, consequentemente, baixo volume. Já a periodização ondulatória tem mudanças de intensidade e volumes alterados com frequência.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Repetições entre 1 e 5 são as mais eficientes para estimular o aumento da força muscular. Com essa faixa de repetições ocorre considerável hipertrofia, e também o melhor estímulo para o aprimoramento da capacidade de recrutamento de fibras para ação conjunta.

Para a maioria dos objetivos da musculação, os intervalos de descanso entre séries devem variar entre um e dois minutos. No descanso entre as séries deve-se procurar sentir a sensação de intumescimento muscular produzido pelos exercícios.

Fibras de contração rápida produzem muito mais força muscular e têm o maior potencial para crescer. Em outras palavras, quando usamos as fibras de contração rápida, podemos usar mais carga e consequentemente gerar mais ganhos em termos de tamanho muscular.

Para quem busca hipertrofia muscular, ou seja, o aumento da massa muscular, é indicado realizar de três a quatro exercícios por grupo muscular por sessão de treinamento, com intervalos de descanso entre eles.

Ou menos repetições com mais peso? Com a palavra o educador físico Alexandre Augusto:'' Depende do seu objetivo. Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

Qual tipo de treino dá mais resultado? Treinos mais curtos – entre 20 e 40 minutos -, com a intensidade de esforço próxima ao limite máximo de cada um, são os que trazem os melhores resultados ao corpo.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas. Se, é claro, você os treina efetivamente! Eles também têm um grande potencial de crescimento e fazem uma grande diferença no seu corpo quando desenvolvido.

Desvantagens da periodização dupla
Competições com muita frequência, reduzem a abrangência do período preparatório 1, levando à queda de desempenho no segundo período de competições (período 2 de competições).

O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses.

É necessário ter uma sequência ritmada, intercalada e as vezes pausada. Sim, dependendo da rotina e carga utilizada nos treinos, os músculos precisam descansar. Esta pausa, é chamada de deload. "Neste período, a intensidade é reduzida.

Os tipos de periodização
Linear: é o modelo mais tradicional. O volume começa alto e diminui com o aumento da intensidade, em ciclos de 4 a 8 semanas. É a mais usada em academias, ideal para alunos iniciantes e intermediários.

Em última análise, o deload pré-programado é ideal, pois você não precisa esperar por esses sinais de aviso de que seu corpo está começando a sofrer para descansar. Então, no Syna Performance, sempre ocorrerá a fase de deload, após 6 semas de treino com intensidade crescente.