Qual a melhor opção para adoçar?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Alternativas (mais) saudáveis ao açúcar

  1. Fruta. Substituir o açúcar por uma peça de fruta pode ser o truque mais simples e saudável para adoçar as nossas refeições, assim como reforçar o seu interesse do ponto de vista nutricional. ...
  2. Especiarias. As especiarias dão mais sabor à nossa comida. ...
  3. Mel. ...
  4. Xarope de agave. ...
  5. Stevia.

Por um lado, o adoçante é o que tem menos calorias. Por outro, o mel oferece mais benefícios nutricionais do que o açúcar e adoçante. — Se formos pensar em valor calórico, o uso do adoçante sai ganhando nessa disputa - responde a nutricionista.

A saúde e o emagrecimento dependem de outros fatores
Trocar o açúcar pelo adoçante pode ajudar você a ingerir algumas calorias a menos, mas uma verdadeira melhora na saúde e uma perda de peso significativa dependem de outros fatores.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Os mais naturais
Tanto o demerara quando o mascavo são extraídos da cana e têm grãos mais rústicos, escurecidos e com alto valor nutricional. Enquanto o mascavo tem um sabor forte, o demerara é mais suave. O melado de cana é o açúcar na forma líquida e adoça bastante.

Stevia rebaudiana

A stevia é um adoçante natural extraído das folhas da planta Stevia rebaudiana. Ela é até 300 vezes mais doce que o açúcar e tem zero calorias. A stevia é considerada um dos adoçantes mais saudáveis e é recomendada para diabéticos.

Os substitutos do açúcar com café explicados
No mercado brasileiro, há uma série de opções de adoçantes artificiais e naturais, além do mel, açúcar mascavo e outros. Os líderes do mercado são stévia, eritritol, maltodextrina, sacarose, ciclamato de sódio (sacarina), frutose e sucralose.

Qual o açúcar mais saudável? Se você ainda não consegue se imaginar vivendo sem açúcar, mas está procurando opções mais saudáveis, o mascavo orgânico é a melhor pedida. Por ser menos refinado que o açúcar demerara, ele preserva os nutrientes da cana-de-açúcar, como as vitaminas A e B, ferro, potássio e magnésio.

Trocar o açúcar pelo adoçante é uma estratégia comum entre as pessoas que estão tentando perder alguns quilos, mas a prática não é recomendada e o alerta veio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os resultados da revisão também sugerem que pode haver efeitos indesejáveis potenciais do uso prolongado dos produtos, como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos. “Substituir açúcares livres por adoçantes sem açúcar não ajuda no controle de peso a longo prazo.

Rico em vitaminas, minerais, polifenóis, enzimas e ácidos graxos, ele colabora para a manutenção da saúde cardiovascular e para o funcionamento do sistema imunológico. A nutricionista Danielle Bayma, da Associação Brasileira de Nutrição Funcional (IBNF) sugere o consumo de uma colher de sopa de mel por dia.

Para aqueles que não são diabéticos e apenas desejam emagrecer, caso não gostem do sabor do adoçante, prefira o açúcar mascavo, é bem mais saudável, mas fique atento no que diz respeito a quantidade.

stevia

A stevia é um adoçante natural extraído da planta Stevia rebaudiana. Ela é muito doce e tem um baixíssimo teor calórico, sendo uma excelente opção para diabéticos. Além disso, a stevia não afeta os níveis de açúcar no sangue, o que a torna ainda mais recomendada para quem tem diabetes.

Ingestão diária aceitável: 40mg/Kg/dia, ou seja, 10 gotas por Kg de peso ou 100 copos de refrigerante zero/dia para uma pessoa de 70Kg.

Quais os malefícios do açúcar mascavo? Ainda que seja uma alternativa para uma alimentação saudável, continua sendo um açúcar, que não deve ser consumido em excesso, pois pode ocasionar obesidade, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado, entre outros.

Os adoçantes que substituem o açúcar tampouco ajudariam a reduzir o risco de doenças não transmissíveis (DNTs), como câncer ou diabetes, segundo o relatório. A OMS alerta que, na verdade, o uso prolongado de adoçantes aumentaria o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos.

Para que serve o açúcar demerara? Assim como qualquer outro tipo de adoçante, o açúcar demerara serve para adoçar alimentos. Sua cor mais amarronzada se deve ao número elevado de melaço e minerais, além do fato dele sofrer menos processos de refinamentos que o açúcar cristal ou refinado.

As 6 melhores alternativas naturais

  1. Açúcar mascavo. O açúcar mascavo, assim como o açúcar branco, também provém da cana-de-açúcar. ...
  2. Mel. O mel de abelha é um adoçante natural conhecido por todos nós. ...
  3. Xilitol. ...
  4. Açúcar de coco. ...
  5. Eritritol. ...
  6. Melado de cana.

Ainda assim, a nutricionista explica que o demerara também vem da cana e tem um alto índice glicêmico, portanto, para quem é diabético ou precisa perder peso, não é a opção mais recomendada. Açúcar mascavo: apresenta um sabor mais forte e similar ao da cana, o que nem sempre é bem aceito para todos os paladares.

Comparando a quantidade de calorias fornecida pela Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2011), em 100 gramas de açúcar refinado temos 387 calorias, enquanto que o mascavo possui 369 calorias. Para um ser humano engordar 1kg de gordura, ele necessita de aproximadamente 7.700 calorias.