Qual a melhor opção de laje?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 22 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Esse é o tipo de laje mais popular e com o melhor custo-benefício para uma obra. Isso porque, ela já vem pré-construída para a edificação, e é necessário apenas encaixá-la e finalizá-la. Por conta disso, ela é muito indicada para projetos arquitetônicos residenciais de pequeno e médio porte.

Vantagens: As lajes pré-moldadas são mais baratas em relação aos outros tipos de lajes, não necessita de mão de obra especializada para sua execução e como sua montagem geralmente é mais simples, agiliza o andamento da obra.

As lajes de EPS não quebram facilmente como a cerâmica. Além do mais, o EPS é mais fácil de cortar e trinca menos, logo há menos desperdício de peças. Em comparação às lajotas de cerâmica, há uma economia com concreto, aço, escoramentos, mão de obra, e diminuição de reposição de peças.

Para se ter uma noção, lajes maciças de 10cm de espessura suportam com segurança a grosso modo 250kgf/m², portanto não é surpresa quando ouvimos uma notícia que uma laje caiu devido ao excesso de pessoas.

2 – Laje Cogumelo
A laje cogumelo se parece bastante com a Laje Maciça simples, a diferença é que nesse tipo de laje de concreto a estrutura é apoiada em pilares, e não vigas.

Já a laje para piso H12, é utilizada na divisão dos andares em casas com mais de um pavimento (sobrados). E a laje para vão grande H16, é recomendada para vãos muito largos ou para situações de sobrecarga, como depósitos e mezaninos.

Um forro apresenta muitas vantagens quando em comparação com uma laje, como é o fato de ser bem mais leve, para começar. Com isso, a fundação, as vigas e os pilares da casa não serão tão exigidas como se você colocasse uma laje, o que ajudará a trazer mais economia para o serviço que deseja fazer.

5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais

  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Em relação aos custos, a laje normal costuma ser mais barata que o telhado tradicional. Mas vários fatores podem mudar a conta, como o tipo de impermeabilização. Se sua necessidade não for tão grande e um sistema leve for escolhido, os custos podem ser bem atrativos.

Conforme dito anteriormente, há que se ter muito critério nessa escolha quando o custo é levado em consideração. A grosso modo uma laje impermeabilizada tende a ser mais barata. No entanto, se para sua implantação houver a demanda de estruturas mais robustas, o telhado deve voltar a ser cogitado.

Podemos definir, de acordo com os valores observados, que o preço laje m² é de aproximadamente R$ 750/m², embora possa variar para mais ou para menos de acordo com o tipo de material escolhido e as especificações de cada obra.

Desvantagens. Apesar de servir muito bem como isolante térmico, a aplicação da laje de isopor precisa de muito planejamento. A construção precisa ter bastante circulação de ar e as janelas devem ser posicionadas em pontos expostos à luz solar.

A resposta é sim! A placa de isopor para laje é um material extremamente resistente, tanto que leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, como explicamos no começo do texto, a laje de isopor é colocada em uma estrutura de concreto e ferragem.

Variação térmica
Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.

A chamada laje H8 para forro é indicada para ser utilizada em vãos menores, pois ela suporta apenas o telhado, a caixa d'agua e pessoas realizando algum serviço. A chamada laje H12 para piso é indicada para dividir os andares de uma residência ou locais que possuem mais de um pavimento.

A laje h8 tem altura de 5 centímetros no concreto, no isopor 11 centímetros e suporte de peso por metro cúbico de 10 a 12 kg. Pode ser utilizada em obras maiores, porém o importante é o espaço entre cada apoio, em que as vigas serão descarregadas nos pilares.

A infiltração nas lajes representa perigo, pois pode afetar toda a estrutura do imóvel. Da laje, a água pode se deslocar para as paredes, atingindo conduítes e pode até chegar ao rodapé, causando danos à aparência da construção. Saber que existe água se infiltrando na laje e nas paredes não é algo tão simples.

é a laje protendida.

A laje treliçada vão 6 metros são opções utilizadas em obras residenciais e comerciais, sendo um tipo de laje muito procurado no segmento da construção civil em geral.

44 quilos por metro quadrado. ou seja apenas substitui uma lajota pelo isopor isso considerando essa lajota convencional de 89.