Qual a melhor metodologia para precificar?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Uma das metodologias mais utilizadas para precificar é através do markup. Markup é um índice que deve ser aplicado ao custo de aquisição do produto. Ou seja, o valor pago ao fornecedor pela empresa que irá vender o produto ou prestar o serviço.

As abordagens de preços são classificadas por diversos pesquisadores de marketing em três, a saber: preço baseado no custo; preço baseado na concorrência; e preço baseado no valor.

A estratégia de preço de entrada no mercado consiste em definir preços baixos para apresentar um novo produto ou serviço aos consumidores. O objetivo é impulsionar as vendas inicialmente, para lucrar e ganhar mercado. Ao apresentar uma oferta mais barata, seu negócio pode ganhar visibilidade rapidamente.

Por isso, a estratégia de precificação te ajuda e influencia diretamente no sucesso de vendas.

  • Cadeia de valor. ...
  • 1) Skimming. ...
  • 2) Freemium. ...
  • 3) Preço de penetração. ...
  • 4) Preço baseado em psicologia. ...
  • 5) Preço baseado em concorrência. ...
  • 6) Preço baseado em valor.

A boa precificação considera aspectos intangíveis, como o valor percebido pelo público. Nesse contexto, alguns métodos e parâmetros são úteis na formação dos preços, seja com base nos custos e despesas ou com base no comportamento do mercado.

O segredo para precificar de forma eficiente é paciência e muita análise de dados. Por isso, o primeiro passo desse processo é conhecer bem suas despesas variáveis — aquelas que mudam conforme as vendas. Essa medida evita que o faturamento seja inferior aos gastos e coloque o negócio no vermelho.

Métodos de formação de preço: conheça os principais

  • Por que é tão importante?
  • Método 1: margem de contribuição.
  • Método 2: precificação baseada na concorrência.
  • Método 3: Markup.
  • Método 4: fórmula baseada no lucro.

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

A fórmula utilizada é: valor do produto + lucro da empresa em número real. Então, se você quer obter 100% de lucro em um produto cujo custo de produção é R$ 200, o lucro deverá ser de R$ 200 (100% de 200). Logo, o preço de venda será R$ 400 (200 + 200).

Para precificar um produto, considere: custos fixos e variáveis, volume da compra, concorrência, entre outros. Além disso, vale ter em mente qual é o lucro que você pretende embutir no preço, a fim de garantir a lucratividade do seu negócio e não enfrentar surpresas desagradáveis na hora de fechar o caixa.

Por exemplo: um produto de R$99,00 já é considerado como um valor cheio (R$100,00). Foi a partir dessa analise que os marqueteiros começaram a utilizar os valores terminados em 7. Um produto que custo R$97 tem a percepção de que 'não custa nem R$100,00'.

Confira alguns fatores sobre preço de venda de um produto ou serviço que devem ser levados em conta:

  • Custos de produção;
  • Salários de colaboradores;
  • Despesas fixas e variáveis;
  • Lucro que se espera alcançar;
  • Valores que a concorrência pratica.

Pela Margem Objetiva
Ou seja, se você deseja uma margem de 30% e realiza uma venda de 10 reais, significa que 3 reais dessa venda corresponde a sua margem de contribuição. Agora, nós vamos exemplificar o uso dessas fórmulas para você entender como precificar um produto de uma forma eficiente.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.

Confira 5 passos que vão tornar essa tarefa mais fácil.

  1. Descubra o custo unitário. ...
  2. Contabilize as despesas. ...
  3. Respeite a margem. ...
  4. Conheça o markup e a margem de lucro. ...
  5. Consulte o preço de tabela e estude o mercado.

Existem oito principais tipos de metodologia de vendas: Sandler, SNAP, SPIN, Challenger, Conceitual, centrada no cliente, ABC e MEDDIC. Não existe uma metodologia melhor ou pior que a outra, e sim uma metodologia mais ou menos adequada para o seu negócio.

Markup é a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do produto ou mercadoria. Ele diz qual é o lucro total ou lucro bruto obtido em uma venda, sendo uma porcentagem sobre o preço de custo. Por exemplo, se o custo de um bem é R$ 100 e seu valor de venda é R$ 150, então o índice será de 50%.

Para saber como colocar preço nas mercadorias, é necessário que você defina os gastos fixos e variáveis.
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Considere as despesas do seu negócio

  • produtos A — responsáveis por até 80% das suas vendas;
  • produtos B — encarregados de até 15% das suas vendas;
  • produtos C — representam até 5% das suas vendas.

O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100.