Qual a melhor marcha para ultrapassar?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Tem que reduzir para quarta ou, às vezes, até para terceira. E isso vale também para carros potentes. Não é porque você tem um carro 2.0, que tem bom torque para fazer a ultrapassagem em quinta marcha, sem reduzir. Ultrapassagens rápidas sempre são boas.

- Piscar os faróis e buzinar - se o carro que vem atrás do seu piscar os faróis e buzinar com insistência, ele pode estar com problemas e está pedindo passagem. - Seta direita acionada - indica que, a princípio, pode-se fazer a ultrapassagem, já que não deve haver nenhum outro veículo vindo em direção contrária.

Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá: I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha; II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

É preciso reduzir a marcha para realizar as ultrapassagens pois isso faz com que o processo se torne mais rápido e, consequentemente, mais seguro. Sempre avalie se a ultrapassagem é necessária e principalmente se ela é possível.

Portanto, quando o motor do veículo emitir um barulho mais forte e o carro não responder à pisada no acelerador, você deverá aumentar a marcha de carro. Já se o motor perder a potência e começar a “engasgar”, a marcha será reduzida. Outra dica é observar o relógio de conta-giros no painel do automóvel.

Antes de ultrapassar, é fundamental sinalizar a manobra para os demais motoristas da via. Em geral, existem duas formas de solicitar uma ultrapassagem segura ao condutor à sua frente: piscar o farol ou ligar a seta do lado esquerdo.

5ª marcha. A quinta marcha é a mais alta nos carros convencionais, normalmente utilizada em estradas e rodovias, porque se a velocidade for menor que 60 km/h, ela faz com que o carro perca a potência.

O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.

Se a preferência for do outro veículo, pare totalmente o veículo. Em cruzamento com sinalização de “parada obrigatória” (PARE), o veículo sempre deve ser totalmente imobilizado, mesmo se o trânsito estiver livre. Em cruzamento com sinalização de “dê a preferência”, reduza para a 1ª marcha.

O condutor deve certificar-se de que dispõe de espaço suficiente e de que a visibilidade lhe permite fazê-lo com segurança. O condutor que vai a frente, na mesma faixa, não tenha indicado a intenção de ultrapassar um terceiro.

Em resumo: não podemos exceder a velocidade estabelecida na via, tampouco para efetuar ultrapassagem (assunto que merece outro texto), e não há margem alguma de tolerância, apenas um desconto no próprio aparelho medidor e seria um erro você sair dirigindo tendo como base míseros 7 KM/h.

A faixa da esquerda é sempre destinada ao veículo de maior velocidade (art. 29 do CTB). Mesmo que o veículo já esteja no limite estabelecido para a faixa, ainda assim o condutor deve deixar livre a via para a passagem de outro que venha em uma velocidade maior.

Você pode pular a ordem de uma marcha para outra, por exemplo, de quarta você pode pular direto para a segunda, sem passar pela terceira ou, então, se estiver de quinta ou sexta marcha você pode pular direto para primeira, contanto que a velocidade do carro seja compatível com a velocidade dessa marcha que você vai ...

É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade. É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

1. Desça sempre engrenado. Descer a serra desengrenado, além de perigoso, é considerado uma infração de trânsito. A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação.