Qual a melhor marca de farinha para pizza?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para quem procura a farinha de trigo 00, a da marca Caputo pode ser excelente opção. Segundo os e-commerces, a versão Clássica é ideal para uma hidratação mais fácil, garantindo uma massa mais leve e macia, seja para o preparo de bolos, pães, tortas ou pizzas.

Todos os tipos de farinha podem ser classificados em forte e fraca. A forte é aquela farinha rica em proteínas, de ótima qualidade, e que, por isso, produz massas bastante consistentes. Para uma farinha ser considerada forte, ela precisa possuir de 10,5% a 12% de proteína.

Comparável ao similar canadense, o “high protein” – considerado o melhor trigo do mundo – já está sendo produzido no Brasil.

Rende em média 100 mini pizzas de 15g ou 87 de 20g.

fermento biológico

O fermento biológico é mais potente, pois a indústria observou qual tipo de fungo era mais eficiente na fermentação da massa e fez um produto só com ele. Por ser concentrado, age mais rápido que o selvagem.

A primeira delas é técnica – a cerveja facilita a fermentação da massa. Isso porque, o fermento que normalmente é utilizado para pães e pizzas gosta de acidificar o meio onde está, antes de fazer a massa crescer, de forma mais acelerada.

A farinha tipo 0 é indicada para preparação de pães, pizzas e massas como o macarrão. Isto porque ela possui um teor maior de glúten que a farinha tipo 00. Outro fator que modifica a textura e volume da massa, é o fato dela ter mais ferro.

Fermento: O fermento converterá os açúcares que atuarão na fermentação em gás carbônico e etanol. O gás carbônico fará a massa crescer, deixando-a mais leve, fofinha e elástica.

Quanto maior o número, maior o teor de cinzas e menor o refinamento, portanto a 00 é a mais pura e mais refinada e a integral a menos refinada e que tem mais farelo. Para ter um resultado de boa qualidade, cada receita exige um tipo de farinha específico.

Valor W: a força da farinha de trigo. A força do glúten (valor W) está relacionada a quantidade de proteínas (gliadina e glutenina) presentes na farinha. Uma farinha forte absorve mais água e permite massas com hidratação maior, mais resistente e que tendem a crescer mais.

No caso da farinha de trigo para salgados, o ideal é utilizar a branca Tipo 1. Só não se esqueça: não só a classificação influencia no resultado, como também a marca e procedência do ingrediente que você utilizará nas preparações. Por isso, fique sempre atento à qualidade do produto.

Confira a seguir quais são as marcas de farinha de trigo mais vendidas no Brasil:

  • Dona Benta. ...
  • Orquídea. ...
  • Anaconda. ...
  • Venturelli. ...
  • Renata. ...
  • Sol. ...
  • Primor.

Farinha de Mandioca

A Farinha de Mandioca de Cruzeiro do Sul é conhecida na região como a melhor farinha do mundo. Possui Selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, garantindo qualidade de origem e procedência.

A farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul foi a primeira a receber a Indicação Geográfica no Brasil. E os pesquisadores garantem: ela está cada vez melhor! Com pequenos ajustes no processo de fabricação da farinha, conseguiram enquadrar 70% das amostras como Tipo 1, de acordo com a legislação vigente.

Para engordar 1kg de gordura, é preciso consumir 8000 calorias a mais – denominada superávit calórico. Ou seja, consumir calorias que não serão gastas proporcionalmente. Portanto, seriam necessários consumir ao menos 26 hambúrgueres, ou 17 pedaços de pizza de mussarela com Bacon.