Qual a melhor maneira de obedecer os mandamentos de Deus?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

É melhor obedecer aos mandamentos por medo da punição do que não obedecer a eles. Mas seremos muito mais felizes se obedecermos a Deus porque O amamos e queremos obedecer a Ele. Quando obedecemos voluntariamente, Ele pode abençoar-nos sem restrições.

Podemos Obedecer sem Compreender a Razão
Ao guardarmos os mandamentos de Deus, preparamo-nos para a vida eterna e a exaltação. Às vezes, não sabemos a razão por que precisamos obedecer a um determinado mandamento. No entanto, mostramos fé e confiança em Deus quando obedecemos a Ele sem saber por quê.

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

Em Doutrina e Convênios 82:8–10, aprendemos que os mandamentos nos ajudam a compreender a vontade de Deus e, quando obedecemos a eles, nossas ações se transformam em nossa salvação. De fato, quando obedecemos a Deus, Ele está “obrigado” a nos dar todas as bênçãos que prometeu (versículos 9–10).

Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus.

Cometer um pecado é desobedecer deliberadamente aos mandamentos de Deus ou deixar de agir retamente apesar de nosso conhecimento da verdade (ver Tiago 4:17 ).

A obediência está diretamente relacionada com o amor. Se amamos a Deus, vamos obedecer aos Seus mandamentos. Se vemos a Deus como nosso Pai e acreditamos que Ele sabe o que é melhor para nós, devemos obedecer tudo aquilo que Deus tem para nós. A rebelião (desobediência) é a origem dos problemas da Humanidade.

Que ou quem é submisso, humilde, dócil.

A vivência da obediência desde pequenos é necessária, só assim poderemos compreender o que essa virtude é, como ela age no nosso ser e como ela tem a capacidade de nos libertar de muitos males que podem ser colocados pelo mundo nos nossos caminhos. A obediência apoia a fortaleza e a perseverança.

A obediência à Palavra de Deus livra os pés da queda e a alma do inferno. A rebeldia é como o pecado da feitiçaria, é uma rebelião contra Deus. Tapar os ouvidos à repreensão de Deus é colocar o pé na estrada do erro, é marchar para o abismo, é chegar ao destino da condenação eterna.

Confira algumas dicas que fazem toda a diferença.

  • Diálogo. Demonstre abertura e disposição para o diálogo franco, a escuta profunda e ativa, bem como para a reflexão conjunta.
  • Livre expressão. ...
  • Boas referências. ...
  • Autocuidado. ...
  • Limites. ...
  • Participação.

Nosso Pai Celestial nos ama tanto a ponto de nos dizer: Não matarás, não furtarás, não adulterarás, amarás o teu próximo como a ti mesmo, e assim por diante. Conhecemos os mandamentos. Ele compreende que, quando guardamos os mandamentos, nossa vida é mais feliz, mais cheia de realizações e menos complicada.

Por meio do profeta Moisés, o Senhor deu ao povo dez importantes mandamentos para guardar a fim de levarem uma vida justa. Os Dez Mandamentos ensinam sobre Deus, sobre sermos honestos, honrarmos os pais, santificarmos o Dia do Senhor e sermos bons vizinhos. Essas regras são tão importantes hoje quanto eram há milênios.

O maior de todos os mandamentos diz que Deus é único e deve ser amado acima de tudo. Ou seja, não se deve pôr o Senhor em segundo lugar. Devemos viver conforme a sua lei e jamais buscar fora dela (seja em superstições ou outras crenças) as respostas para as questões da existência.

22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à apalavra do Senhor? Eis que o bobedecer é melhor do que o csacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros.

Não podemos nos esquecer de que cumprir ordens faz parte de nossa vida diária, e tudo se inicia na nossa infância, pois temos que entender que quem nos orienta normalmente terá mais experiência do que nós, e portanto, mais a nos ensinar.

Supõe desobediência a leis que ferem a consciência da pessoa ou a ética de um grupo. O Direito internacional ensina que toda pessoa tem o direito e o dever de desobedecer, quando a ordem dada se opõe à sua consciência. Pelo fato de seguir ordens, ninguém deixa de ser responsável pelo que faz.

Desobedecer ordem de funcionário público é crime. O crime de desobediência está previsto no artigo 330 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de não acatar ordem legal de funcionário público. Exemplo: Juiz intima testemunha a depor e ela não comparece.

A desobediência civil é basicamente uma ação popular que consiste na desobediência expressa de uma determinada lei. Isso se dá quando um grupo de cidadãos entende que determinada lei, ou simplesmente a ausência dela, produz injustiça.